sábado, 3 de novembro de 2018

PREPARAÇÃO DE CASAMENTO CATÓLICO

Rito Matrimonial Católico Romano
(Personificada)

Uma das datas mais belas de um casal é o dia do casamento.  E nada melhor que organizar este grande dia com a liturgia personificada (uma lembrança para ficar com os convidados).  Detalhe que a configuração pode ficar em apenas uma folha.

Comentarista: Boa noite, meus irmãos e minhas irmãs. Sejam todos bem-vindos para esta celebração de testemunho e de confirmação do amor. Amar é experimentar a plenitude do bem, um êxtase divino e humano, onde  a terra e o céu formam um paraíso sem contradições. Impulsionados pela necessidade de companhia e amor colocada no coração do homem e pela bondade de Deus, ______ e ______ se encontraram um dia, e um novo horizonte se abriu para eles. Experimentaram momentos alegres e horas difíceis, mas principalmente, confiaram no dom do amor de Cristo. Decidiram fundar um novo lar e pedem, hoje, que esse novo lar seja consagrado pelo Sacramento do Matrimônio. Estamos aqui para testemunhar que o amor é presente; é Deus se manifestando de forma humana e concreta. Nós, seus parentes e amigos, reunimo-nos na presença de Deus e pedimos ao Senhor que abençoe esse amor, tornando-o fonte de vida. Recebamos o ______, que presidirá oficialmente em nome da Igreja este momento, e em seguida, daremos início à celebração.

RITO DE ENTRADA

(entradas)

Oficiante: Eu vos acolho e vos saúdo, caros noivos e toda esta assembléia de familiares, irmãos e amigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Oficiante: Que o amor, a paz e a alegria do Pai, a graça de Cristo, e a unidade do Espírito Santo estejam sempre com vocês.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oficiante: Oremos (Pausa) Ó Deus, que desde o princípio santificastes misteriosamente a união conjugal para prefigurar no casamento o mistério de Cristo e da Igreja, dai a _____e _____ realizar em suas vidas este grande sacramento. Concedei-lhes crescer na caridade e ser um para o outro e para o mundo um sinal de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

RITO DA PALAVRA (Podem ser colocadas outras leituras conforme a liturgia e história do casal)

Comentarista: Unidos e unidas a _____ e _____, ouviremos com atenção a Palavra que Deus hoje nos dirige. O amor é a força e a felicidade dos casais. E onde há amor, Deus aí está. A leitura da primeira carta de São João será proclamada por _____.

LEITURA (1 Jo 4, 7-12)

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é Amor.
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. –  Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO DE RESPOSTA

–   Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Todos: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
– Feliz és tu, se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem!
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor da tua mesa.
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida!
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

Comentarista: Cristo nos fala do mandamento do amor. De pé, aclamemos a palavra de Deus!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO (Jo 15, 9-12)

Oficiante: O senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Oficiante: Proclamação do Evangelho de + Jesus Cristo escrito por João.
Todos: Glória a vós, Senhor.
Oficiante: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no Seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.” – Palavra da Salvação.
Todos: Glória a Vós, Senhor!

(Homilia)

RITO SACRAMENTAL

Comentarista: Para tudo há um tempo, mas quem ama faz a hora acontecer, constrói a vida e faz dela uma escola para o aprendizado cotidiano do amor. Agora, _____ e _____ diante de Deus e da comunidade, celebram o amor e o selam com a graça e o sinal da fé.
Oficiante: Caros noivos, _____ e _____, aqui viestes para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, o vosso amor seja marcado por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor. Já vos tendo consagrado pelo batismo, Cristo vai enriquecer-vos e fortalecer-vos agora com o sacramento do matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro e possais assumir vossos deveres.

DIÁLOGO COM OS NOIVOS

Oficiante: _____ e _____, viestes aqui para unir-vos em matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: é de livre e espontânea vontade que o fazeis?
Noivos: Sim!
Oficiante: Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?
Noivos: Sim!
Oficiante: Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os no amor de Cristo e da Igreja?
Noivos: Sim!

CONSENTIMENTO

Oficiante: Para manifestar o vosso consentimento diante de Deus e da Igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita.
Noivo: Eu, _____, te recebo, _____, por minha esposa, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.
Noiva: Eu, _____, te recebo _____, por meu esposo, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.
Neo-casados: Vivendo com seriedade o amor, no respeito mútuo e na procura de uma vida plena para nós e para aqueles que estiverem sob nossa responsabilidade, esperamos de Deus a proteção; da Igreja o estímulo; e da família e dos amigos a solidariedade.
Oficiante: Deus confirme e abençoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja. Que ninguém separe o que Deus uniu!
Todos: Que Deus, por seu Espírito, vos conserve _____ e _____ sempre unidos no amor!
Oficiante: Bendigamos ao Senhor!
Todos: Graças a Deus!

BÊNÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

Comentarista: O amor desconhece os limites da expressão. É criativo por natureza. Por isso, cria símbolos que vão além da capacidade e interpretação das palavras. As alianças que agora serão abençoadas traduzem e expressam para _____ e _____ o compromisso recíproco de fidelidade e ajuda mútua.
Oficiante: A nossa proteção está no nome do Senhor
Todos: Que fez o céu e a terra!
Oficiante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
Oficiante: Ó Deus, que fizestes várias alianças com os homens através de Noé, Abraão, Moisés, prometendo-lhes proteção carinhosa e dando-lhes a missão de formar, no vosso amor, o vosso povo, para o nascimento do vosso Filho Jesus Cristo, abençoai + agora estas alianças que _____ e _____ vão usar. Fazei que elas sejam o sinal da promessa mútua de proteção, fidelidade, amor, e uma lembrança contínua da missão que receberam de Vós: preparar um ambiente humano e cheio de amor para testemunhar a vossa presença no mundo. Por Cristo, Nosso Senhor. +
Todos: Amém.
Marido(depois de beijar a aliança): _____, receba esta aliança, em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Esposa(depois de beijar a aliança): _____, receba esta aliança, em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

Oficiante: Irmãos e irmãs, Cristo prometeu atender-nos quando estivermos unidos no amor e na fé. Façamos neste momento nossas preces por este novo casal, pela nova família que vão constituir, pelos casais aqui presentes e por todos nós.
– Pelo casal_____ e _____, para que o Senhor conceda largamente um amor fiel e amadurecido na alegria e na dor, e que possam andar sempre no amor, na fé e na esperança, rezemos.
Todos: Senhor, atendei a nossa prece.
– Para que possam sempre vencer as dificuldades, colocando Deus como centro de suas vidas, rezemos.
–  Para que estejam sempre abertos aos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados, rezemos.
– Por todos os casais e todas as famílias aqui presentes, para que sejam verdadeiras comunidades de amor e vida, rezemos.
– Para que a celebração deste matrimônio nos leve a acreditar na força do amor que é eterno, porque vem de Deus, rezemos.
– Pelos doentes, por todos os que sofrem, pelos idosos, pelos abandonados, e pelos marginalizados de nossa sociedade, para que se sintam acolhidos e amados pelos casais e famílias cristãos, rezemos.
– Pelos amigos ausentes e parentes falecidos, em especial por ______, para que participem da eterna aliança, rezemos ao Senhor.
– Por todos aqui presentes, em especial pelo aniversário de _____, para que tenham amor e vida em abundância.
Oficiante: Ouvi Senhor, as nossas preces. Ajudai-nos a vos louvar na alegria, a vos procurar nos momentos tristes e sentir vossa presença em nossa vida de trabalho. Concedei a _____ e _____ a felicidade de se amarem por toda a vida. Isso vos pedimos por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

COMUNHÃO DOS RECÉM-CASADOS

Oficiante: Pelo matrimônio, _____ e _____se unem formando um novo lar. A Oração da unidade também nos une como irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Rezemos juntos:
Todos: Pai nosso…
Oficiante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém.
Oficiante: Felizes os convidados para a ceia do Senhor.
Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

(comunhão dos recém-casados)

Oficiante: Oremos – Tendo participado da vossa mesa, nós vos pedimos, ó Deus, que _____ e _____, unidos em matrimônio, sempre vos sigam e anunciem a todos vosso nome. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

BÊNÇÃO NUPCIAL

Oficiante: Irmãos e irmãs em Cristo, roguemos a Deus que derrame suas bênçãos sobre _____ e _____ unidos no Cristo, tornando-os um só coração pela caridade! (silêncio)
Comentarista: Este é o momento da bênção nupcial. O padre, os pais dos esposos e seus padrinhos vão estender sobre eles a mão direita. Esse é um gesto que significa bênção e proteção sobre o amor e a vida deste novo casal.
(pais e padrinhos estendem sobre os noivos a mão direita. Os neo-casados se ajoelham)
Oficiante: Ó Deus, que criando o ser humano à vossa imagem, homem e mulher os criastes para que, unidos num só coração e numa só carne, cumprissem na terra sua missão. Abençoai agora estes vossos filhos _____ e _____, que pelo sacramento do matrimônio, comuniquem um ao outro os dons do vosso amor, e, sendo um para o outro e ambos para o mundo um sinal de vossa presença, se tornem um só coração e uma só alma. Dignai-vos derramar vossas bênçãos sobre esta vossa filha _____, para que aqueça o lar com sua ternura e o adorne com sua graça, e sobre este vosso filho _____, para que fortaleça e sustente o lar com solicitude, fidelidade, força e carinho. Enfim, nós vos pedimos, ó Pai, que estes vossos filhos _____ e _____ permaneçam firmes na fé e perseverantes no amor, que os conserve fiéis um ao outro e que, animados pela força do Evangelho, sejam verdadeiras testemunhas de Cristo, vivam uma vida longa e feliz e alcancem o reino do céu. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!

RITOS FINAIS

Oficiante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Oficiante: Que Deus nosso Pai vos conserve no vosso amor, para que a paz de Cristo habite em vós e permaneça em vossa casa!
Todos: Amém!
Oficiante: Jesus, que assistiu às bodas de Caná, derrame suas bênçãos sobre vós e vossos parentes e amigos!
Todos: Amém!
Oficiante: Que o Espírito Santo derrame, sem cessar, a caridade em vossos corações! Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão agradecidos na casa do Pai!
Todos: Amém!
Oficiante: E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo!
Todos: Amém!
Oficiante: Glorificai a Deus com vossas vidas! Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!
Todos: Graças a Deus!

- consagração à Nossa Senhora ou a Sagrada Família. 

– assinaturas e saídas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Os spoilers de Cristo para o ser humano

Ultimamente, tem ouvido muito isso nas redes sociais, principalmente, quando vamos ver um filme e alguém relata: “Viram tantos spoilers que o filme apresentou...?”

O CONCEITO
O termo surge inicialmente na área jurídica que indica um ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou alguém que possui um direito por meio de algum fraude ou violência. É destruir ou reduzir o prazer, interesse ou beleza de algo.
Sendo que o sentido etimológico mudou e passou a significar qualquer tipo de revelação de algo que não foi feito, mas que futuramente será manifestado.
Um bom exemplo são os filmes de hoje que possuem alguns spoilers apontando outros filmes que virão. Tem pessoas que gostam outras não quando citam algo de alguma obra. Pode acontecer também com series, livros, desenhos animados, videogames.

OS SPOILERS NA FÉ
Fazendo uma boa parábola (Jesus gostava muito de fazer) com os conteúdos de nossa fé cristã... Os spoilers seriam os símbolos da fé que representam algo que devemos buscar a cada dia e que não estamos enxergando. Há também sinalizações que Jesus nos apontam para a nossa santificação e salvação e nos mostrando para as coisas do alto (eternidade).

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hb 11).

O batismo é o primeiro spoilers que nos indica a nossa morte para este mundo e, no fim da nossa vida terrena, a nossa ressurreição em Cristo. “Se com Ele morremos, com Ele viveremos.” (II Tm 2) . Os outros demais sacramentos vão nos dando sinais de nossa caminhada com Cristo Jesus. Por isso, o nosso compromisso e amor que devemos ter diante dos sacramentos e não torná-los banais. É Cristo que nos toca com seu amor e nos pede a cada dia a nossa conversão.

A celebração da Santa Missa é a celebração da morte de Cristo na cruz e sua ressurreição e é também a prefiguração do BANQUETE ETERNO junto do Pai, ao qual, já vivenciamos aqui na terra, porém é um já, mas ainda não se revelou plenamente o mistério para nós. É a comunhão da vida com Deus e unidade do povo de Deus. É portanto, "fonte e ápice da vida cristã" (CIC 1322 - 1419).

O livro do Apocalipse é cheio de símbolos que nos apontam para as realidades terrenas e sobrenaturais. É preciso decodificar os sinais para a nossa vida e o mais importante de tudo é que tudo converge sempre para esperança, afinal de tudo e tudo mesmo: “no final tudo dará certo”, apenas confie! (Salmos 122 - 125).

Contudo, Jesus a cada dia nos dá os seus spoilers, para que possamos sempre firmar em seu caminho: “Quem tem ouvidos, ouça.” Possamos ter atenção e discernimento (o mal e o mundo propõem seus spoilers também) sempre ao que Ele nos propõe.

sábado, 22 de setembro de 2018

Tudo vai passar...

Mais de 11 milhões de pessoas sofrem com depressão...

"Tudo vai passar..."

Lembra muito da frase de Santa Tereza de Ávila: "Tudo passa, só Deus basta!"

https://youtu.be/abVnQruU5QY

sexta-feira, 29 de junho de 2018

No luto, a luta

                     Bruno Portinho: "Ei mãe" (Em homenagem a sua mãe que já fez a Páscoa)

"Na luto, a luta"
Tivemos a palestra sobre o luto, a morte, perdas,... Situações, em que, o ser humano enfrenta a cada dia em sua vida.  Há, portanto, uma fase do luto, em que, a cientista Elizabeth Kubler-Ross sistematizou:
- Negação que ainda não caiu a ficha. A pessoa não tem consciência do que está acontecendo em sua vida; mas que no momento preciso vai ter consciência.
- Ira: uma revolta que é expressada pela pessoa que pode culpar a Deus, as pessoas ao seu lado, alguma instituição,...
- Barganha (negociação): a pessoa começa a expressar: "Se eu sair desta condição vou mudar de vida",pagar alguma promessa a Deus, fazer uma corrente de oração,...
- Depressão: a tristeza que vem é bem natural.  Aqui a depressão não é patológica.  Ex.: Lembra quando você perdeu seu animal de estimação?
- Aceitação.  É o momente da superação diante do luto, em que, a pessoa coloca novos significados para vida.   Ex.  Uma amiga que perdeu a filha de 17 anos com câncer e agora faz trabalhos solidários com pessoas que sofrem com câncer.
Outras questões foram colocadas a respeito do tema: cuidados paliativos, bioética, EQM (experiência quase morte), história sobre a morte, contextos da morte no âmbito social, antropológico e psicológico,...

Agradeço a Deus por cada que participou da palestra e todos os colaboradores, em especial:
O grupo dos Psicólogos Católicos que é uma Associação de Católicos formados em Psicologia. Um dos objetivos desse grupo é favorecer a população o acesso desta grande ferramenta que é a Psicologia (Valor social ou gratuito).
O nosso músico Bruno Portinho que deu o seu testemunho a respeito de sua mãe que fez já Páscoa e que depois de três dias recebeu a inspiração de fazer uma linda música para ela: "Ei mãe"( https://youtu.be/3iNXKLfRz74 ).

 
ASSOCIAÇÃO DO PSICÓLOGOS CATÓLICOS DE NITERÓI
"No luto, a luta."

terça-feira, 26 de junho de 2018

Católico à favor do aborto?

“Vida sim,

Aborto não.”

Tem se levantado pessoas dizendo "Católicas com direito de decidir" (movimento feminista), mas que, não tem nada haver com o âmbito da Igreja Católica Romana liderada pelo papa Francisco.   

Temos os mandamentos de Deus que norteiam a nossa vida e um deles é o “não matar” (5° mandamento).  

E diante da nossa consciência que deve ser nos mandamentos de Deus e não numa consciência deturpada, relativista como se tem acentuado hoje na sociedade.   

A nossa liberdade deve está inteiramente ligada a vontade divina e como Ele mesmo disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8).  Nas paixões desordenadas (ira, revolta, rancor, egoísmo,...) nos transformamos em escravos que, até mesmo, nos tira a inteligência e do bom discernimento em nossas ações.   

“O homem pode, com efeito, obedecer à razão, perseguir o bem moral, dirigir-se pelo caminho reto até o fim.  Mas o homem pode também seguir uma direção totalmente oposta e, perseguindo enganosas ilusões de bens, perturbar a devida ordem e correr à sua voluntária perdição” (papa Leão XIII na carta Libertas praestantissimum).

O nosso papa Francisco tem vários discursos contra o aborto:

Exortação apostólica Evangelii Gaudium (213-214): “Infelizmente, o objeto de descarte não são apenas os alimentos ou bem supérfluos, mas muitas vezes os próprios seres humanos que acabam ‘descartados’ como se fossem ‘coisas desnecessárias.”

Discurso aos membros do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé (13/01/14): “Nos dias de hoje, para economia que se implantou no mundo, onde no centro se encontra o deus dinheiro e não a pessoa humana...E o que faz parte desta ordem é descartado.”

O discurso aos membros do Movimento para vida (11/04/2014): “O aborto acrescenta-se a dor e muitas mulheres, que agora trazem dentro de si profundas feridas físicas e espirituais (até mesmo psicológicas), depois de ter cedido às pressões de uma cultura secular que desvalorizou o dom de Deus a sexualidade e do direito à vida dos nascituros”

Carta apostólica Misericordia et Misera: “Deixemo-nos interpelar pelo Menino na Manjedoura, mas deixemo-nos interpelar também pelas crianças que, hoje, não são reclinadas num berço nem acariciadas pelo carinho duma mãe e dum pai… Deixemo-nos interpelar pelas crianças que não se deixam nascer, as que choram porque ninguém lhes sacia a fome, aquelas que na mão não tem brinquedos, mas armas.”

Caríssimos, possamos nos unir a vida de maneira plena, saudável e que possamos usar nossa inteligência para o bem e Bem maior que é Deus , para um olhar integral do ser humano: biopsicossocial e espiritual.  

Pe. Marcelo José

Assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

O ESTRESSE COMO AMIGO E NÃO INIMIGO
OLHAR POSITIVO E RESILIENTE PARA A SITUAÇÃO DO ESTRESSE.
A dificuldade toda diante do estresse... É que olhamos como um inimigo e é isso que nos leva a morte pelo estresse. Segundo Kelly McGonigal, psicóloga da saúde, o estresse visto como ruim foi o que levou a morte prematura de 182.000 pessoa nos EUA em 8 anos (15º lugar nos EUA, pesquisa feita em 2012).
Porém, se olharmos o estresse como um bom aliado - tirando a crença de que é meu inimigo - o quadro muda e nos impulsiona a vivermos melhor. Com o estresse, liberamos um hormônio que se chama OXITOCINA (o hormônio do abraço, do estresse), que faz o coração bater mais forte e funciona como um anti-inflamatório. Gera. portanto, uma autoconfiança e melhor resiliência na forma estratégica de administrar o estresse e que possamos lembrar também que não estamos sozinhos nesta luta.
Quando você se conectar com os outros sob estresse, você cria empatia e resiliência ( o trabalho caritativo é uma bela arma para se obter uma boa saúde).

Fonte:
http://sobrare.com.br/resiliencia-para-situacoes-de-estresse/


A imagem ilustra o mar como estresse, sendo que com o olhar positivo (o stand up), como um aliado... consigo gerar autoconfiança e melhor resiliência diante das adversidades.

sábado, 28 de abril de 2018

Pastoral da Saúde Vicariato Lagos

Encontro da Pastoral da Saúde no Vicariato Lagos, onde tivemos a presença do padre Marcelo José, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde de nossa Arquidiocese.

Ele abordou os temas básicos para os agentes pastorais:

O que é a Pastoral? O que é a Pastoral da Saúde? Como lidar com o doente: a forma de se chegar ao doente; a forma de se chegar nas pessoas de outras religiões, pois o agente tem que ter um olhar ecumênico e inter-religioso; a noção de biossegurança nos hospitais para a nossa própria prevenção na saúde.   O olhar integral: biopsicossocial e espiritual que está sendo articulado na saúde e dentre outros pontos.

Tivemos a presença do Frei Luiz que é o novo coordenador e assessor da Pastoral da Saúde.

A presença do Padre Marcelo Chelle que foi fundamental para esse começo de renovação da Pastoral da Saúde no Vicariato Lagos… E Ele mesmo veio fazer a investidura dos novos agentes e a renovação dos mais antigos.

Agradecendo a presença do Renan Maia e Marcos que animaram todo o encontro com músicas e dinâmicas e das irmãs que ajudaram na santa Missa.

O meu muito obrigado!

Padre Marcelo José.

domingo, 22 de abril de 2018

Domingo do Bom Pastor

A Igreja hoje comemora o domingo do Bom Pastor... Jesus que vem ao encontro das suas ovelhas.

Hoje não foi tão diferente para o meu ministério de padre.  Eu celebrei no s. Vicente pela manhã, atendi um pai com o filho autista e confissões.  Fui no asilo Doce Lar com Marcelino e atendi 20 idosos dando a unção e bênção do local.  Fiz a a presentação dos símbolos de Páscoa para eles. 

Depois fui celebrar no Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói.  Celebrei a santa missa e após dei unção dos enfermos para 6 doentes que agradeceram muito a nossa presença, pois eles se sentiram muito bem após a visita.

O belo Pastor Jesus no envolve com sua beleza  como abelha ao encontro do mel.

Depois fui no Hospital Icaraí visita a mamãezinha da doutora Thelma que estava com a sua outra filha, pela qual, conversei também.   A ação é integral: além da pessoa doente... Devemos atender também aos familiares em suas preocupações...

"Eu sou o bom pastor e minhas ovelhas escutam a minha voz..." (Jo 10).

E por último, fui ver o jovem Gabriel Dias que está se preparando para os sacramentos... Fiz aquela confissão pedagógica que é para as pessoas que não fizeram confissão e de maneira tão bela sentem o toque de Jesus com sua misericórdia.  

Contudo, Deus nos ensina a sermos bons pastores para apascentar com docilidade o seu rebanho. 

terça-feira, 17 de abril de 2018

livro de Assética e Mística de Tanquerey é um dos melhores livros espirituais... Vale a pena ter.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Ação sócio transformadora em Cristo Jesus

Trabalho realizado na arquidiocese de Niterói no âmbito da dimensão sócio-transformadora em Cristo Jesus....

https://noticias.cancaonova.com/mundo/solidariedade-veja-exemplos-de-acao-da-igreja-no-brasil-em-favor-dos-pobres/

sábado, 31 de março de 2018

Descida de Jesus na mansão dos mortos.

De uma antiga Homilia no grande Sábado Santo (PG43,439.451.462-463) (Séc.IV)

A descida do Senhor à mansão dos mortos

Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.

Ele vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, agora libertos dos sofrimentos.

O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: “O meu Senhor está no meio de nós”. E Cristo respondeu a Adão: “E com teu espírito”. E tomando-o pela mão, disse: “Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.

Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: ‘Saí!’; e aos que jaziam nas trevas: ‘Vinde para a luz!’; e aos entorpecidos: ‘Levantai-vos!’

Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te dentre os mortos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma só e indivisível pessoa.

Por ti, eu, o teu Deus, me tornei teu filho; por ti, eu, o Senhor, tomei tua condição de escravo. Por ti, eu, que habito no mais alto dos céus, desci à terra e fui até mesmo sepultado debaixo da terra; por ti, feito homem, tornei-me como alguém sem apoio, abandonado entre os mortos. Por ti, que deixaste o jardim do paraíso, ao sair de um jardim fui entregue aos judeus e num jardim, crucificado.

Vê em meu rosto os escarros que por ti recebi, para restituir-te o sopro da vida original. Vê na minha face as bofetadas que levei para restaurar, conforme à minha imagem, tua beleza corrompida.

Vê em minhas costas as marcas dos açoites que suportei por ti para retirar de teus ombros o peso dos pecados. Vê minhas mãos fortemente pregadas à árvore da cruz, por causa de ti, como outrora estendeste levianamente as tuas mãos para a árvore do paraíso.

Adormeci na cruz e por tua causa a lança penetrou no meu lado, como Eva surgiu do teu, ao adormeceres no paraíso. Meu lado curou a dor do teu lado. Meu sono vai arrancar-te do sono da morte. Minha lança deteve a lança que estava dirigida contra ti.

Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, já não te coloco no paraíso mas num trono celeste. O inimigo afastou de ti a árvore, símbolo da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem; ordeno agora que eles te adorem como Deus, embora não sejas Deus.

Está preparado o trono dos querubins, prontos e a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados, abertos os tesouros de todos os bens e o reino dos céus preparado para ti desde toda a eternidade”.

Como descobrir a data de Páscoa?!

COMO DESCOBRIR A DATA DE PÁSCOA?
A PÁSCOA É UMA DATA MUITO IMPORTANTE PARA O CRISTIANISMO, pois Jesus passou da morte para a vida gerando vida para toda a humanidade: “Eis que faço nova todas as coisas.” (Ap 21).
A origem da palavra Páscoa é hebraica, que quer dizer passagem. É uma festa judaica também, bem antes do cristianismo.  Os judeus comemoram um marco histórico quando o povo atravessou o Mar Vermelho ao se libertar da escravidão do Egito.  A festa judaica da Páscoa foi instituída em 1513 a. C.  e continua sendo comemorada até hoje, sendo que em outra data diferenciada do cristianismo. 
Quando eu era pequeno ficava curioso porque a data de Páscoa e Carnaval mudavam.    E quando cresci pude compreender que é por causa  do calendário  lunar e com isso, todas as outras datas mudam por causa da Páscoa.  Ex.: o carnaval e cinzas.  
A partir da Páscoa que todas as outras datas do calendário são estabelecidas.  Os cristãos passaram a festeja-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte) e com isso, as outras datas ficam assim:

CARNAVAL: quarenta e três dias antes do domingo de Páscoa;
QUARTA-FEIRA DE CINZAS: quarenta dias antes do domingo de Páscoa;
QUINTA-FEIRA SANTA: três dias antes do domingo de Páscoa;
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: dois dias antes do domingo de Páscoa;
SÁBADO DE ALELUIA: um dia antes do domingo de Páscoa;
PENTECOSTES: 50 dias depois do domingo de Páscoa;

VEJA UM CALCULO MUITO SIMPLES PARA SE SABER SOBRE A PÁSCOA:
Obtenha o número dourado somando 1 ao resto da divisão inteira do ano em questão por 19.  Lembre-se que você deve fazer o calculo de divisão no papel, pois na calculadora o resultado tem números com vírgulas. 
Ao número final chamaremos de "X". Esse número é o "número dourado" que corresponde a uma data específica dada na tabela abaixo. A Páscoa será celebrada ao domingo seguinte à data encontrada na tabela. Caso a data já seja um domingo, a Páscoa é o domingo da semana seguinte.
O número dourado corresponde a primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte).   Deus em sua infinita sabedoria quis aproveitar a natureza para falar ao homem, que quer fazer uma nova primavera com a Páscoa definitiva.
Exemplo:

2018\19 é igual a 106, com resto 4;
4 + 1 = 5 (número dourado)
Consulta na tabela, chega-se a 31 de março – primeira lua cheia do outono no hemisfério sul e no hemisfério norte é a primavera.   Portanto, no domingo seguinte é a Páscoa. 

2020/19 é igual a 106, com resto 6;
6+1 = 7 (Número dourado)
Consultando na tabela, chega-se a 8 de abril ou o domingo seguinte. A Páscoa em 2020 será dia 12 de abril, já que dia 8 é quarta-feira.
Ano.               X.               Data
1995 2014 1 14 de Abril ou Domingo seguinte
1996 2015 2 3 de Abril ou Domingo seguinte
1997 2016 3 23 de Março ou Domingo seguinte
1998 2017 4 11 de Abril ou Domingo seguinte
1999 2018 5 31 de Março ou Domingo seguinte
2000 2019 6 18 de Abril ou Domingo seguinte
2001 2020 7 8 de Abril ou Domingo seguinte
2002 2021 8 28 de Março ou Domingo seguinte
2003 2022 9 16 de Abril ou Domingo seguinte
2004 2023 10 5 de Abril ou Domingo seguinte
2005 2024 11 25 de Março ou Domingo seguinte
2006 2025 12 13 de Abril ou Domingo seguinte
2007 2026 13 2 de Abril ou Domingo seguinte
2008 2027 14 22 de Março ou Domingo seguinte
2009 2028 15 10 de Abril ou Domingo seguinte
2029 2010 16 30 de Março ou Domingo seguinte
2011 2030 17 17 de Abril ou Domingo seguinte
2012 2031 18 7 de Abril ou Domingo seguinte
2013 2032 19 27 de Março ou Domingo seguinte

Espero que tenha gostado e que você possa passar adiante este macete tão legal.
O girassol é símbolo também da Páscoa que indica Jesus, o Sol Nascente que veio nos visitar e iluminar.
Um olhar adiante que devemos ter - um olhar de águia.
Feliz Páscoa!
Pe. Marcelo José