segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Os spoilers de Cristo para o ser humano

Ultimamente, tem ouvido muito isso nas redes sociais, principalmente, quando vamos ver um filme e alguém relata: “Viram tantos spoilers que o filme apresentou...?”

O CONCEITO
O termo surge inicialmente na área jurídica que indica um ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou alguém que possui um direito por meio de algum fraude ou violência. É destruir ou reduzir o prazer, interesse ou beleza de algo.
Sendo que o sentido etimológico mudou e passou a significar qualquer tipo de revelação de algo que não foi feito, mas que futuramente será manifestado.
Um bom exemplo são os filmes de hoje que possuem alguns spoilers apontando outros filmes que virão. Tem pessoas que gostam outras não quando citam algo de alguma obra. Pode acontecer também com series, livros, desenhos animados, videogames.

OS SPOILERS NA FÉ
Fazendo uma boa parábola (Jesus gostava muito de fazer) com os conteúdos de nossa fé cristã... Os spoilers seriam os símbolos da fé que representam algo que devemos buscar a cada dia e que não estamos enxergando. Há também sinalizações que Jesus nos apontam para a nossa santificação e salvação e nos mostrando para as coisas do alto (eternidade).

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hb 11).

O batismo é o primeiro spoilers que nos indica a nossa morte para este mundo e, no fim da nossa vida terrena, a nossa ressurreição em Cristo. “Se com Ele morremos, com Ele viveremos.” (II Tm 2) . Os outros demais sacramentos vão nos dando sinais de nossa caminhada com Cristo Jesus. Por isso, o nosso compromisso e amor que devemos ter diante dos sacramentos e não torná-los banais. É Cristo que nos toca com seu amor e nos pede a cada dia a nossa conversão.

A celebração da Santa Missa é a celebração da morte de Cristo na cruz e sua ressurreição e é também a prefiguração do BANQUETE ETERNO junto do Pai, ao qual, já vivenciamos aqui na terra, porém é um já, mas ainda não se revelou plenamente o mistério para nós. É a comunhão da vida com Deus e unidade do povo de Deus. É portanto, "fonte e ápice da vida cristã" (CIC 1322 - 1419).

O livro do Apocalipse é cheio de símbolos que nos apontam para as realidades terrenas e sobrenaturais. É preciso decodificar os sinais para a nossa vida e o mais importante de tudo é que tudo converge sempre para esperança, afinal de tudo e tudo mesmo: “no final tudo dará certo”, apenas confie! (Salmos 122 - 125).

Contudo, Jesus a cada dia nos dá os seus spoilers, para que possamos sempre firmar em seu caminho: “Quem tem ouvidos, ouça.” Possamos ter atenção e discernimento (o mal e o mundo propõem seus spoilers também) sempre ao que Ele nos propõe.