quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Missa do 4° DOMINGO DO ADVENTO E MISSA DE NATAL: o que fazer?

Este ano estamos cheios de festas litúrgicas e duas delas cairam no mesmo dia: 4° DOMINGO DO ADVENTO E VÉSPERAS DE NATAL.  
E como realizar o preceito?

Vamos lá:

Preceito dominical do 4° DOMINGO DO ADVENTO: 23/12 Vésperas de domingo ou 24/12 pela manhã, com a liturgia própria do 4° DOMINGO DO ADVENTO;  

Preceito Natalino: dia 24/12 que é a chamada MISSA DO GALO ou na MISSA DO DA MANHÃ OU DO DIA (25/12).   São leituras bem diferentes, mas o único preceito.

Mas se você for somente no dia 24/12 à tarde... Você cumpre dois preceitos de uma só vez (dois coelhos numa cajadada só).   Sendo que um bom católico é consciente desta festa maravilhosa, pois é o aniversário da pessoa que mais amamos neste mundo... JESUS.   É UM FATO TÃO IMPORTANTE QUE O PAÍS COLOCA UM FERIADO NACIONAL PARA QUE PODEMOS NOS ORGANIZAR PARA ESTA GRANDE FESTA...

Opa! não se esqueça de colocar Jesus na festa dele, pois as pessoas programam tantas coisas e esquecem do aniversariante.   E o Menino Jesus mais ,uma vez, fica chupando o dedo lhe esperando.

Possamos festajar esta data tão importante para nós cristãos...  A paz e Feliz Natal!


Obs.: para o ano Novo é o mesmo procedimento... Comece o ano bem, indo para missa de preceito de nossa Senhora Rainha da Paz.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Scar e as hienas: a inveja que destrói


O FILME DO REI LEÃO
Scar e as hienas: a inveja que destrói.

Alguém lembra do desenho do rei leão? Lembra do irmão do Rei Leão, o Scar, que vivia a sombra do irmão e na sombra das intrigas, invejas, ciúmes,... juntamente com as hienas…?

Scar não era o Rei Leão, mas usufruía  do reino também.  Mas algo o inquietava: o poder do seu irmão, e por isso, fazia as intrigas para derrubar Mufasa.

MORAL QUE NOS ENSINA:

Cuidado com as pessoas que ficam fazendo intrigas e semeando coisas ruins dos outros... Só ficam falando mal das pessoas... ajudar que é bom nada…

Pessoas que só vivem de passado e que ficam mostrando o que as pessoas fizeram de errado e querem se sobressair diante dos erros que cometeram.   

Certas pessoas são infelizes de não possuir um cargo na sociedade, como a do Rei Leão Mufasa, mas tentam sempre minar este poder.

A inveja aqui está presente de não possuir este cargo.  O que seria esta inveja? De olhar os outros e esquecer de si mesmo… O sentimento que vem é a tristeza de não possuir o que o outro tem, seja virtudes, seja uma posição na sociedade…

“A inveja está relacionada à tristeza que sentimos pelo bem alheio, ou seja, ficamos amargurados quando os outros se dão bem na vida.”

Contudo, possamos estar atentos para aquilo que somos, o que Deus nos deu com os dons, talentos e graças... Assim como o corpo possue vários membros, somos nós na sociedade em que vivemos: cada um com sua ação. 

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

II Retiro dos Servos da Alegria em Niterói


RETIRO ARQUIDIOCESANO DOS SERVOS DA ALEGRIA

10 de dezembro de 2017

Tema:" "Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Tua Palavra."
(Lc 1,38)
O encontro começou com a presença de Jesus Eucarístico, com a bela missa presidida pelo reitor do seminário: padre Douglas, onde recordou a oração de Santa Tereza de Calcutá:
“Querido Jesus, penetrai e possui todo o meu ser, tão completamente, que a minha vida não seja senão o resplendor da Vossa.”
A espiritualidade do serviço: “A força interior que deve ser a força principal do exterior”, palestra que foi ministrada pela irmã missionária da caridade. 
O padre Marcelo José, o idealizador do Servos da Alegria, pregou sobre o serviço e explicou sobre a passagem de Maria, que foi apressadamente ao encontro de Isabel e diante da saudação de Maria a irradiou com profunda alegria (cf. Lc 1).  E acrescentou que cada Servo deve levar sempre a alegria de Cristo, mesmo em momentos de profunda dificuldades, pois a alegria do Senhor é a nossa força, conforme nos aponta sempre a liturgia.
Ruth, da comunidade Católica Servir, falou sobre a passagem Bíblica: “Maria, plena de graça…” Lembrou que somos chamados a sermos multiplicadores da esperança. 
Os Servos da Alegria tem também a dimensão Ecumênica e de Diálogo Interreligioso e com isso, foram chamados dois pastores que bebem deste mesmo ideal de unidade.    O pastor João Pereira falou sobre a alegria do serviço: “Eis aqui os servos do Senhor.”  E o pastor Eurico Nunes sobre a alegria na vida, é antes de tudo, é ter a alegria de ter Jesus com você, vivo e presente em nosso coração… Os dois pastores fazem parte da Comunidade Evangélica de Vida: A Palavra de Vida.   
Contudo, os Servos da Alegria estão dentro da inspiração do ano do Laicato, em que, mostra o protagonismo dos leigos na Igreja e no mundo, afinal de contas, Jesus chamou a todos para serem “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO.” (Mt 5).

Padre Marcelo José Monteiro da Costa, assessor dos Servos da Alegria.

sábado, 9 de dezembro de 2017

O baú escondido em nós

INSPIRAÇÕES DO CORAÇÃO:
O BAÚ ESCONDIDO EM NÓS

Marcelo José, pe.  
09 de dezembro de 2017

Introdução

Deus ao criar o ser humano enriqueceu de dons, talentos, graças, mas o pecado original nos atrapalhou de olharmos essas riquezas.   Jesus, por sua vez,  veio ao mundo para nos apontar o caminho de volta, para resgatar os tesouros escondidos de nossas almas…

O baú escondido

Durante a santa missa de Vésperas da Imaculada Conceição, vinha a imagem de um baú de tesouros… E perguntava que baú era esse?! Jesus por sua vez responde: “São os tesouros escondidos dos filhos de Deus, ao qual, esqueceram as suas riquezas.  É preciso encontrar este tesouro e apenas eu tenho a chave para abrir… Vão tentar de tudo para abrirem, mas não vão conseguir.  Apenas comigo vão conseguir abrir.”

“SEM MIM NADA PODEIS FAZER” (Jo 15).

Dicas de passagens bíblicas: Evangelho de S.João capítulos 10 e 15; Mt 13: o tesouro escondido;

Uma história para entendermos a nossa história - HISTORIATERAPIA

Olavo Bilac foi abordado por um comerciante na rua:
– Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio. Será que poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac escreveu:
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe:
- VENDEU o sítio?
– Nem penso mais nisso! Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que eu tinha!

Às vezes, não percebemos as coisas boas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros.
Valorize o que tens:
•    A vida que Deus nos deu;
•    As pessoas que estão ao nosso lado;
•    A nossa família;
•    Os amigos que nos orienta nos momentos de incerteza;
•    O trabalho ou profissão que conquistamos;
•    O conhecimento que adquirimos;
•    A nossa saúde.
•    O sorriso descontraído de quem nos amam.

Dica da mensagem:  Esta reflexão é para que possamos iniciar o mês de dezembro e claro darmos um belo presente de Natal para Jesus: o melhor de nós mesmos.   E que os propósitos de vida possam perdurar o ano todo de 2018 que vem chegando…  Agradecendo a Deus por tudo que temos.

NÃO DEIXE DE TRILHAR O SEU CAMINHO…

Conclusão

O tempo passa rápido… E devemos aproveitar bem.   Tesouros foram dados por Deus e que devemos apreciar com toda beleza.   Somos uma pedra rara aos olhos de Deus: Filhos herdeiros do céu.   A autoestima é a nossa maior arma, pois mostra aquilo que somos de verdade.  Não percamos o foco neste belo tesouro.