segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

II Retiro dos Servos da Alegria em Niterói


RETIRO ARQUIDIOCESANO DOS SERVOS DA ALEGRIA

10 de dezembro de 2017

Tema:" "Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Tua Palavra."
(Lc 1,38)
O encontro começou com a presença de Jesus Eucarístico, com a bela missa presidida pelo reitor do seminário: padre Douglas, onde recordou a oração de Santa Tereza de Calcutá:
“Querido Jesus, penetrai e possui todo o meu ser, tão completamente, que a minha vida não seja senão o resplendor da Vossa.”
A espiritualidade do serviço: “A força interior que deve ser a força principal do exterior”, palestra que foi ministrada pela irmã missionária da caridade. 
O padre Marcelo José, o idealizador do Servos da Alegria, pregou sobre o serviço e explicou sobre a passagem de Maria, que foi apressadamente ao encontro de Isabel e diante da saudação de Maria a irradiou com profunda alegria (cf. Lc 1).  E acrescentou que cada Servo deve levar sempre a alegria de Cristo, mesmo em momentos de profunda dificuldades, pois a alegria do Senhor é a nossa força, conforme nos aponta sempre a liturgia.
Ruth, da comunidade Católica Servir, falou sobre a passagem Bíblica: “Maria, plena de graça…” Lembrou que somos chamados a sermos multiplicadores da esperança. 
Os Servos da Alegria tem também a dimensão Ecumênica e de Diálogo Interreligioso e com isso, foram chamados dois pastores que bebem deste mesmo ideal de unidade.    O pastor João Pereira falou sobre a alegria do serviço: “Eis aqui os servos do Senhor.”  E o pastor Eurico Nunes sobre a alegria na vida, é antes de tudo, é ter a alegria de ter Jesus com você, vivo e presente em nosso coração… Os dois pastores fazem parte da Comunidade Evangélica de Vida: A Palavra de Vida.   
Contudo, os Servos da Alegria estão dentro da inspiração do ano do Laicato, em que, mostra o protagonismo dos leigos na Igreja e no mundo, afinal de contas, Jesus chamou a todos para serem “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO.” (Mt 5).

Padre Marcelo José Monteiro da Costa, assessor dos Servos da Alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário