Simbologia das Flores
O símbolo é aquilo que pode representar uma realidade. O ser humano, ao longo da sua história, criou símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações, ideias e espiritualidade. É, de fato, uma forma de comunicação que a Igreja se apropriou, para transmitir as verdades de Jesus Cristo. O símbolo pode ter vários significados, mas vai depender do contexto que é usado. Ex. O símbolo do Leão que em um contexto é a imagem de Jesus (autoridade máxima - Ap 5,5) e em outro contexto é o demônio (o mal) que quer devorar a alma que não está em oração com Deus (I Pedro 5, 8).
Há a simbologia das flores que encontramos em diversas narrativas ligada à vida dos santos. E de uma forma psicopedagógica, a Igreja quis ensinar aos fiéis iletrados, da Idade Média, um conhecimento, uma reflexão, através de uma linguagem visual que usa imagens, para representar alguma temática.
A ORQUÍDEA ROXA É SÍMBOLO DA DIGNIDADE, PURIFICAÇÃO, ELEVAÇÃO E ESPIRITUALIDADE (PRÓPRIO DO TEMPO QUARESMAL).
Os Santos e a ligação das flores
Na vida dos santos, encontramos vários símbolos de flores que representam alguma virtude vivida por eles:
Santo Antônio e s. José tem o lírio que representa a castidade e pureza de alma (Mt 5);
Santa Filomena e s. Jorge da Capadócia tem a palma que é símbolo do martírio, de vida em Cristo até a morte;
Santa Dorotéia e Santa Teresinha tem uma rosa que simboliza a vida em Cristo. A imagem de Santa Teresinha com rosas mostra sua intercessão na terra do céu: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo".
São Domingos Sávio tem várias flores: rosa (caridade), violetas (humildade), girassóis (obediência), lírio (virtude de alma). Uma vez, são Domingos apareceu com um ramos de flores à dom Bosco e lhe dizia: "Está a ver flores? Representam as virtudes que mais agradam ao Senhor".
Possamos aproveitar a simbologia das flores, e assim, floriar a nossa meditação com o nosso mestre Jesus e sua amada Igreja.
Pe. Marcelo José M. da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário