domingo, 26 de junho de 2022

Pastoral Carcerária

 *PASTORAL CARCERÁRIA DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI*


Na Matriz de São Gonçalo, tivemos a Reunião da Pastoral Carcerária e com a presença ilustre de três padres: Robertão, Ângelo Silva e Marcelo José que motivaram os agentes a recomeçar o trabalho nos presídios. 


A professora Adriana (Curso de Teologia da Estrela da Evangelização) nos falou da visão da doutrina social da Igreja Católica que começou com o papa Leão XIII (Século XIX).  Ele nos apresentou a encíclica Rerum Novarum e com o passar dos anos, vieram outros documentos sociais nos mostrando a dignidade de todos os seres humanos e inclusive com os encarcerados.  Enfim, toda base de nossa ação social deve estar na Sagrada Escritura, ou seja, em Jesus Cristo: caminho, verdade e vida (Jo 14).


Foram muitos os testemunhos que os agentes da pastoral carcerária nos deram neste encontro, pois quando saímos de nossa zona de conforto...Deus nos fala com propriedade.   


Numa visita do ex-presidente Barack Obama ao Brasil (2011), alguns manifestantes foram presos no Rio de Janeiro. Alguns jovens procuraram ajuda com Maria Cecília (membro da Pastoral), para ver qual solução poderia ser feita.  Ela indicou a pastoral carcerária e alguns disseram: "Isto existe?" 

Depois, no outro dia, um dos rapazes do partido comunista foi ao encontro do padre Robertão, na antiga sede da Pastoral, e nos explicou todo procedimento diplomático em relação à visita de um presidente no país... Tempos depois soubemos que o jovem tinha se convertido e participava do grupo de oração na UFF dando testemunho da fé cristã católica.   


Portanto, possamos dar o nosso 'sim' para Deus através das obras de misericórdia (Mt 25) e em especial, a pastoral carcerária. Possamos tocar a todos: seja o encarcerado, o policial do cárcere, o diretor, a família do preso e também a nós mesmos que recebemos muitas graças de Deus. É, de fato, um olhar bioecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1979; Costa, 2020) quando realizamos a missão em saída da Igreja.  


Deus abençoe a todos os agentes da Pastoral Carcerária.  


Pe. Marcelo José 

Assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói (RJ).





terça-feira, 14 de junho de 2022

Encontro da Pastoral Carcerária 25/06/22

Pastoral Carcerária: uma obra de misericórdia. 


 *ARQUIDIOCESE DE NITERÓI* 

Dia 25 de junho de 2022 

Das 9h - 17h

Santa Missa às 11h. 

Almoço e lanche compartilhados.



A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo que procura evangelizar nos presídios: "Estive preso e me visitaste" (Mt 25). 

A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também com ações de algumas instituições que nos ajudam na missão. 

Características da Pastoral Carcerária

1) Está junto das pessoas privadas de liberdade levando a luz de Jesus. Sempre me lembro do jovem preso: "Padre, não deixa de vir, pois o senhor traz luz e nós aqui pensamos em besteira, vingança, ódio,...Não deixa de vir, por favor". Se a luz não vai que somos nós cristãos...As trevas tomam conta. 

2) Busca a Libertação integral, pois as pessoas presas são sujeitos da evangelização e da promoção humana integral. 

3) Luta para manter a ação do exercício da liberdade religiosa nos presídios e o resgate da pessoa ao retornar a sociedade.  Acompanho alguns que saíram do presídio e estão trabalhando com dignidade. 

4) Respeita a dignidade da pessoa humana conforme nos aponta o salmo 8: sem preconceito nem discriminação, acolhendo, perdoando, recuperando suas vidas para Cristo. "Eis que faço nova todas as coisas" (Apocalipse 20).

Portanto, possamos levar a luz de Cristo para esses homens e mulheres que necessitam da graça de Deus.   

Pe. Marcelo José M. da Costa


PASTORAL CARCERÁRIA

Telefone de contato para inscrição: 

21 984781606


domingo, 5 de junho de 2022

Espírito Santo de Deus: dons e frutos

Dia de Pentecostes foi o dia que a Igreja de Jesus recebeu o divino Espírito Santo.   Os apóstolos, discípulos e Maria manifestaram a graça do céu (Atos 2) e com isso, manifestram dons, carismas, ministérios (I Cor 12-14: o dom do amor é o maio).

Renovação Carismática Católica na praça ZÉ Garoto em São Gonçalo RJ com padre Marcelo José. 

Padres Marcelo e Robinho e joanilson (RCC vicariato são Gonçalo)

Padre Marcelo com sua prima Adriana e seus filhos

Há também os frutos do Espírito Santo são (Gal 5):

1) Amor, o dom maior;

2) Alegria que contagia e é o verdadeiro exorcismo;

3) Benignidade: ser misericordioso com o próximo;

4) Bondade: tratar bem as pessoas e a natureza;

5) Castidade que guarda a pureza no corpo e na alma;

6) Fidelidade: quem for fiel até o fim será salvo; 

7) Longanimidade: ter o coração grande capaz de perdoar qualquer ofensa;

8) Mansidão: felizes os mansos, pois possuirão a terra (o mundo);

9) Paz que acalma o coração; 

Portanto, possamos invocar o Espírito Santo sempre em nossa vida: "Veni Creatur Spiritus".

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Mês de junho: mês vermelho


 Mês de junho: mês vermelho


Mês de junho é o mês de conscientização da doação de sangue que é uma obra de misericórdia de Deus (Mateus 25), pois é uma ação solidária para com o próximo que necessita de sangue para viver. 

Para ser doador basta:

Ter vontade e estar bem de saúde;

Pesar mais de 50 kg;

Ter entre 16 e 67 anos (com 16/17 anos é necessário autorização do responsável legal / acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos);

Não estar em jejum, se almoçar, aguardar 3h para a doação;

Levar documento oficial de identidade com fotografia.


Portanto, veja um hospital, principalmente de rede pública, e faça a sua doação salvando uma vida.  Deus lhe ilumine!


Pe. Marcelo José 

Assessor da Pastoral da Saúde