*PASTORAL CARCERÁRIA DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI*
Na Matriz de São Gonçalo, tivemos a Reunião da Pastoral Carcerária e com a presença ilustre de três padres: Robertão, Ângelo Silva e Marcelo José que motivaram os agentes a recomeçar o trabalho nos presídios.
A professora Adriana (Curso de Teologia da Estrela da Evangelização) nos falou da visão da doutrina social da Igreja Católica que começou com o papa Leão XIII (Século XIX). Ele nos apresentou a encíclica Rerum Novarum e com o passar dos anos, vieram outros documentos sociais nos mostrando a dignidade de todos os seres humanos e inclusive com os encarcerados. Enfim, toda base de nossa ação social deve estar na Sagrada Escritura, ou seja, em Jesus Cristo: caminho, verdade e vida (Jo 14).
Foram muitos os testemunhos que os agentes da pastoral carcerária nos deram neste encontro, pois quando saímos de nossa zona de conforto...Deus nos fala com propriedade.
Numa visita do ex-presidente Barack Obama ao Brasil (2011), alguns manifestantes foram presos no Rio de Janeiro. Alguns jovens procuraram ajuda com Maria Cecília (membro da Pastoral), para ver qual solução poderia ser feita. Ela indicou a pastoral carcerária e alguns disseram: "Isto existe?"
Depois, no outro dia, um dos rapazes do partido comunista foi ao encontro do padre Robertão, na antiga sede da Pastoral, e nos explicou todo procedimento diplomático em relação à visita de um presidente no país... Tempos depois soubemos que o jovem tinha se convertido e participava do grupo de oração na UFF dando testemunho da fé cristã católica.
Portanto, possamos dar o nosso 'sim' para Deus através das obras de misericórdia (Mt 25) e em especial, a pastoral carcerária. Possamos tocar a todos: seja o encarcerado, o policial do cárcere, o diretor, a família do preso e também a nós mesmos que recebemos muitas graças de Deus. É, de fato, um olhar bioecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1979; Costa, 2020) quando realizamos a missão em saída da Igreja.
Deus abençoe a todos os agentes da Pastoral Carcerária.
Pe. Marcelo José
Assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói (RJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário