terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Diferença essencial de Nossa Senhora e Iemanjá

Na Praia da Luz - SG, tivemos uma linda festa de nossa Senhora da Luz (02/02). 

Falei de nossa linda festa em honra a Nossa Senhora da Luz que é a mãe de Jesus.  Seu nome é Maria de Nazaré (nasceu no oriente médio), filha de Santa Ana e Joaquim que eram judeus (Evangelho de São Lucas).  

Falei também da diferença de Nossa Senhora e Iemanjá: são pessoas e histórias bem dististas.  
A iemanjá (divindade) vem da África, mas precisamente, Nigéria que significa "a mãe cujo os filhos são como peixe" (por isso, o significado de ser no mar o culto). 

Meu irmão esteve depois na festa e encontrou um senhor que expressou: "Não gostava deste padre, aqui, mas com o tempo comecei a gostar" (pois o senhor é de outra religião).  Meu irmão prontamente falou: "Olha, lá em casa cada um tem sua religião e nos respeitamos e muito..." 

Eu como sacerdote católico explico: "Para os católicos que estão aqui, na missa, há uma diferença muito grande entre os santos católicos (viveram a fé em Jesus Cristo e sua Igreja) e os orixás (cultura africana).  Essa mistura (sincretismo religioso) vem desde o tempo colonial quando os povos negros não podiam cultuar suas divindades - mediante a religião oficial do catolicismo - mas que utilizavam as imagens dos santos para colocarem sua divindades. 

Com isso: Nossa Senhora da Conceição ficou iemanjá; são Jorge ficou Ogun; Jesus ficou Oxalá,....

Sendo que, estamos num país laico, onde as pessoas podem seguir a sua religião livremente.  Devemos nos dar respeito mútuo a cada dia.  Não concordo com a religião, ideia do outro, mas devo respeitar e criar um diálogo inter-religioso (pontos em comum de ação na sociedade).  

Portanto, os santos católicos foram aqueles que seguiram a Jesus Cristo e sua Igreja (Hb 12; Ap 4-8) e os orixás são personagens vindos da África. Com isso, não precisamos realizar essas misturas (sincretismo), já que, todos possuem a liberdade de realizar os seus cultos livremente.  

Pe. Marcelo José M. da Costa
Filósofo, teólogo e psicólogo 
#catolicismo #sincretismo #religioes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário