segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Nefarious

Nefarious (2023) é um filme sobre ação demoníaca, porém aqui não se apresenta com um estilo Hollywoodiano: sensacionalista e com alguns pontos fantasiosos (coisa que eu não gosto pessoalmente), mas apresenta a ação do mal em sua manifestação através de sua inteligência formidável  e de como ele age em nosso dia a dia, por meio das tentações que sofremos ou até mesmo com opressões ou obsessões (Frei Elias Vella; Gabriele Amorth: exorcistas).

O padre Carlos Martins, sacerdote dos Companheiros da Cruz, viu e gostou muito do filme. Ele é exorcista há 20 anos e serviu de consultor (teológico na área da demonologia), para a produção do filme.

O filme não apresenta a ação do mal com os fenômenos extraordinários: levitação, força extraordinária ou outras coisas, mas a ação de como pensa o demônio e suas estratégias de sugestões, para instigar a nossa mente humana e nos tirar a esperança em Deus e na vida (Ap 12; Frei Elias Vella).  

O mal sempre tenta nos tirar a paz interior e esse sinal é importante de realizarmos renúncias quando formos tentados: "Sede sóbrios e vigiai, pois o vosso adversário, demônio, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé (Carta de S. Pedro 5, 8-9).

"Quanto à capacidade da própria natureza, os demônios podem ter as mesmas coisas que os anjos bons, porque é da natureza comum deles. Contudo, há diferença no uso da capacidade segundo a bondade e a malícia da vontade, pois os anjos bons intencionam pela caridade ajudar o homem a atingir o bem e o perfeito conhecimento da verdade; mas o demônio intenciona impedir isso, assim como outros bens do homem" 
(Santo Tomás de Aquino, sobre o mal/questão 16 - Tradução: Paulo Faitanin e Bernardo Veiga, 2022).

Portanto, o filme não é um filme de "terror" (mas sei que a maioria vai rotular isso), mas nos faz refletir como o mal age no mundo com sua inteligência tentando nos enganar a cada momento. Possamos usar as melhores defesas por meio da oração, vida sacramental, jejum, penitência, mortificação, caridade.   

Pe. Marcelo José 
Arquidiocese de Niterói 

*Graduado em Filosofia, Teologia e Mestre em Psicologia.  Cursos de Angelologia e Demonologia (Frei Elias Vella, Padre Rufus, Obra dos Anjos, Seminário S. José, Paulo Faitanin).

Nenhum comentário:

Postar um comentário