A abertura da 21a. Assembleia do Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro) deu-se início com a presença dos bispos dom gilson (presidente do nosso regional), dom Fernando Rifan, dom roberto francisco, dom orani, dom luiz henrique brito, dom José Francisco, dom Luís Antônio Ricci, dom Gregório, dom Paulo Celso, dom Antônio, dom Tarcísio, Dom Ubiratan, dom Roque e dentre outros; padres, freiras e leigos de várias pastorais representadas.
O tema refletido este ano é sobre:
"Peregrinos da esperança: os desafios pastorais diante dos atuais fenômenos religiosos".
O IBGE apontou o crescimento muito grande dos fenômenos religiosos. Sabemos que existem várias denominações cristãs, sendo elas com suas diferenças: tradicionais (luterana, anglicana, metodista, presbiteriana), pentecostais (batista, Assembleia de Deus), neopentencostais (Deus é amor, Igreja da Graça, Nova Vida,...) e outras ainda, sincrentistas que misturam elementos do cristianismo/espiritismo e esoterismo; e ainda temos, diversidades de religiões: judaísmo, islamismo, budismo, umbanda, kardecismo,...e ainda, um crescimento de 20% das pessoas que não se diziam não ter nenhum vínculo com alguma instituição religiosa.
Como dialogar com todas essas diversidades e ainda, sem perder a nossa identidade como bons católicos?
Como podemos crescer como pastoral mediante esses fenômenos?
Dialogar é o início de uma boa conversa. Assim, tem nos ensinado o nosso querido papa Francisco. Na verdade, é ter sabedoria ao falar: saber como falar e respeitar as diferenças. É saber dizer: "Eu penso diferente de você mediante este ponto e outro, mas neste é bem parecido".
De fato, temos alguns pontos diferentes, mas muitos pontos que nos unem, principalmente entre os cristãos.
Possamos lembrar também que o diferente não quer dizer que é meu inimigo.
Estamos no mundo e devemos ser o sal da terra que dá o bom sabor e ainda ser luz do mundo que necessita da luz e graça de Deus (Mt 5). Possamos cooperar com nosso Senhor nestes tempos com tantos fenômenos religiosos.
Pe. Marcelo José
Assessor regional da Pastoral da Saúde