sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Novembro Azul: prevenção dos cânceres de próstata e pênis

Novembro Azul: mês de conscientização dos cânceres de próstata e pênis.  

Neste mês de novembro, é dedicado à conscientização da Saúde do homem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de próstata e pênis.  Possamos cultivar a promoção da saúde masculina, para que possam ter uma melhor qualidade de vida. 

Câncer de próstata 

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum dentre os homens. Portanto, realizar os exames se faz necessário, para evitar um mal maior: quanto mais cedo melhor (Costa, 2023; INCA, 2023).

Este tipo de câncer pode estar ligado ao aumento de determinadas taxas hormonais, ou seja, níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos: testosterona, por exemplo) promovem um crescimento exagerado na próstata e com isso, pode favorecer um risco na saúde do homem (INCA, 2023). 

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina mediante ao desenvolvimento das neoplasias malignas (crescimento exagerado e descontrolado das células) (INCA, 2023). Em nosso país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata conforme apontam os estudos mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2023). 

Câncer de pênis 

O câncer de pênis pode ser prevenido através de limpezas diárias com o pênis.  Ensinar a criança a se limpar. Lembro de minha mãe me ensinando, após a consulta do pediatra: "Você vai limpar isso aí sozinho, todo dia hein…" (eu tinha 4 aninhos e lembro de cada detalhe). 
Há, portanto, alguns fatores que ajudam na prevenção de pênis: 

Limpeza adequada do pênis com água e sabão puxando o prepúcio para a higienização da glande. A limpeza deve ser feita todos os dias e logo após, as relações sexuais. Lembre-se da campanha: "Lave o pinto!"

Tomar a vacina do HPV, pois o vírus pode ficar incubado no corpo humano durante 20 anos; faz-se necessário todo cuidado consigo e com os outros: a castidade é a melhor forma de prevenção. 

Realização da postectomia que é a retirada do prepúcio, pois a pele dificulta a cabeça do pênis e com isso, não permite uma higienização adequada. 


No Brasil, foram registrados 1900 casos de câncer de pênis e 459 órgãos masculinos foram amputados em 2022.  Educar para prevenir, pois prevenir é ainda, o melhor remédio (INCA, 2023).

Portanto, possamos agir num olhar inter/multidisciplinar no cuidado da saúde do homem onde todos cooperam nesta ação de divulgação e conscientização: os cidadãos, os profissionais de saúde e o governo (Costa, 2023). 


Pe. Marcelo José M. da Costa
Psico-oncologista 

Referências:

Costa, Marcelo José M. da Costa. THE MULTIDISCIPLINARY LOOK AT THE ONCOLOGICAL PATIENT: PALLIATIVE CARE, SPIRITUALITY AND BIOETHICS. Health and Society, v. 3, n. 02, p. 277-315, 2023.

Estimativa de 2023: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2022. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário