Purgatório
O filme mostra a experiência de alguns santos místicos da Igreja Católica como santo Padre Pio, santa Faustina e São Estanislau Papczyński, a respeito do “Purgatório”. Eles relatam algumas histórias sobre algumas almas que descrevem o purgatório (Mt 5, 25; Lc 12; I Pedro 3-4; I Cor 3,10; II Mac 12).
São Gregório Magno (†604), Papa e doutor da Igreja, explicava o Purgatório a partir de uma palavra de Jesus: “No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo que se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem no presente século nem no século futuro" (Mt 12,31) (Canção Nova).
Recorda os estudos teológicos sobre a escatologia ou chamado de Novíssimos (as últimas coisas que irão acontecer conosco após a morte). Há também, os estudos de alguns cientistas sobre o estado da consciência humana após a morte (EQM).
Possamos aproveitar esse filme, para nos prepararmos melhor na semana de indulgências pelas almas: 1 a 8 de novembro e é claro, meditar um pouco sobre a nossa vida espiritual, pois a morte é como nossa pedagoga: ela nos ensina a viver melhor a cada dia. Não sabemos o dia e nem a hora que Jesus irá vir na nossa escatologia intermediária (nossa morte) e final (Volta gloriosa do Senhor).
O filme “Purgatório” terá exibição em várias salas do Brasil, porém apenas nos dias 24 e 25 de outubro de 2022.
Pe. Marcelo José
Teólogo
Filósofo
Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano;
Desenvolve estudos sobre a questão de Tanatologia (fases do luto, Experiência quase morte, cuidados paliativos, suicídio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário