Ao longo da história da Igreja, houve sempre a celebração das missas e até mesmo em período de perseguição (celebrava nas catacumbas). Com o tempo, tivemos vários milagres Eucarísticos, onde a o Pão consagrado se transforma num pedaço de carne (pedaço muscular do coração):
a) Lancione (Itália, séc. VII) quando o padre teve dúvidas da Eucaristia: "Será que estou enganando esse povo que esse pedaço de pão é Jesus?!" Na mesma hora, a Eucaristia se transformou em carne e detalhe que a carne não aprodeceu até hoje.
b) Orvieto (Itália, 1263) de onde vem toda a história do dia de Corpus Christi. A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Santo Tomás na época escreveu um lindo poema para Jesus: Tantum Ergo Sacramentum (Tão sublime sacramento. Adoremos neste altar...). Em 11/08/1264, o Papa Urbano IV aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.
c) Ferrada. Aconteceu este milagre na Basílica de Santa Maria in Vado, no século XII. Propagava-se com perigo a heresia de Berengário de Tours (†1088), que negava a Presença real de Cristo na Eucaristia. Aos 28 de março de 1171, o Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotes celebravam a Missa de Páscoa; no momento de partir o pão consagrado, a Hóstia se transformou em carne, da qual saiu um fluxo de sangue que atingiu a parte superior do altar, cujas marcas são visíveis ainda hoje.
d) Offida (Itália, 1273). Ricciarella Stasio era uma devota imprudente, pois realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia. Porém, mediante uma profanação, a Hóstia se transformou em carne e sangue. Foram entregues ao pe. Giacomo Diattollevi, e são conservadas até hoje. Depois do fato, ocorreram várias graças de Deus.
e) Argentina. Na capital Buenos Aires, ocorreram três milagres eucarísticos nos anos 1992, 1994 e 1996, na Paróquia de Santa Maria de Buenos Aires. Em 1992, o sacerdote guardou a hóstia consagrada em um recipiente com água, que depois foi colocado no sacrário para que se dissolvesse. Porém, sete dias depois, apareceu uma cor semelhante ao sangue. No domingo seguinte, durante duas Missas, foram vistas pequenas gotas de sangue nas patenas com as quais os sacerdotes davam a comunhão.
Há muitos outros milagres Eucaristicos espalhados no mundo e que mostra a presença real de Jesus na Eucaristia. O tapete de Corpus Christi é realizado para que Jesus, o rei, possa passar. Usamos a arte, para demonstrar a nossa fé em Jesus e um dos tapetes que tem maior extensão (2km) na Igreja Católica fica na cidade de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. Falam que é o maior da América Latina, mas nem no google encontro o maior do mundo?! Caso for o maior do mundo possamos reivindicar o nosso tapete de Corpus Christi.
A paz! Deus ilumime a todos!
Pe. Marcelo José
Arquidiocese de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário