Congresso da Pastoral da Saúde
Diocese de Volta Redonda e Barra do Piraí.
Os agentes da Pastoral da Saúde manifestaram um grande esperançar da evangelização na área da saúde.
Dom Luiz Henrique, bispo local, fez a oração inicial e deu a boas vindas para todos os agentes.
Pe. Juarez falou dos novos passos na caminhada da Pastoral da Saúde e da sua experiência mediante o luto, ao qual, fez um momento celebrativo para confortar as pessoas enlutadas.
A Maria Isabel, coordenadora diocesana da PS, acolheu cada um agente e no fim do encontro, apresentou as ações concretas da pastoral na diocese.
Dra. Paula nos falava da importância da prevenção na área da saúde e nos apontou os vários tipos de prevenção: primária: para evitar a doença; secundária: ajudar na doença; terciaria: propor uma ação curativa e reabilitação durante a doença; quartinaria: quando o paciente está com supermedicação que acaba prejudicando a saúde do paciente, ou seja, deve protegê-lo da intervenção médica invasiva e sugerir ações éticas e morais. Ela nos falou ainda, sobre o autocuidado, em que, devemos cuidar da nossa vida, para mantermos uma melhor qualidade de vida: o modo de estilo de vida determinam sua saúde seja ela: espiritual, social, emocional e fisica.
Pe. Marcelo José, assessor da Pastoral da Saúde no Leste 1, falou do retorno profético da pastoral nesta período pós pandemia, realizou a bênção final e o envio dos novos agentes da PS.
Deus ilumine a Pastoral da Saúde com as suas diversas ações em sua diocese.
Marcelo José M. da Costa
Assessor da Pastoral da Saúde Leste 1
Pe. Marcelo José, Dom Luís Henrique, Dra Paula e Pe. Juarez.
Agentes da Pastoral da Saúde e pe. Marcelo
Pe. Marcelo com Clemilde (antiga coordenadora diocesana) e Maria Isabel (nova coordenadora diocesana).
Nenhum comentário:
Postar um comentário