segunda-feira, 8 de agosto de 2022

São Domingos de Gusmão por Pe. Marcelo José

No século XIII, há muito santos que nos inspiram até hoje na fé em Jesus Cristo: São Francisco de Assis e outros demais franciscanos e são Domingos de Gusmão, grande amigo de s. Francisco de Assis. 

São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha em 1170, Espanha. Antes de nascer sua mãe sonhou com um cão, que trazia na boca uma tocha acesa de que irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que sonho foi uma profecia.

De fato em sua vida, ele sempre iluminou a todos com a luz da Palavra de Deus e defendia a todo custo a sua fé, por isso, foi chamado: cão do Senhor (DOMINI CANIS: DOMINICANO). 

É um homem de profundo amor a Deus, de oração, penitência e amor aos pobres. Ele se tornou sacerdote no ano de 1203. 

Em 1204, o Papa Inocêncio III orientou-o para a conversão dos Albigenses que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. 

Em 1215, em Tolosa, surge a ordem dominicana com os Irmãos Pregadores que viviam a mendicância, o amor, a propagação do Rosário da Virgem Maria, a rígida formação teológica e a apologética, para assim, contemplar a verdade libertadora (João 8: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"). 

São Domingos de Gusmão faz a sua Páscoa com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.
são domingos de Gusmão.  Antes dele nascer, a mãe sonha com um cachorro com uma tocha na boca... Quando ele cresceu, ele se torna um grande iluminador na fé cristã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário