terça-feira, 26 de novembro de 2024

Servos da Alegria: palhaços de Deus

OS SERVOS DA ALEGRIA

“Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos.” (Fl 4,4).



A alegria iluminada pela fé em Jesus

Nota. Investidura dos novos Servos da Alegria na Matriz de São Gonçalo (2024).


Origem da história dos Servos da Alegria 

Em 2013, surgiu a necessidade do meu coração sacerdotal de criar um grupo com a juventude na área da saúde. Então, iniciou-se uma bela missão dos Servos da Alegria: cinco jovens cheios de esperança e amor decidiram levar a alegria e o consolo da fé cristã aos ambientes hospitalares. Eles começaram sua missão no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) em Niterói - RJ, plantando a semente de um projeto que se tornaria uma árvore frondosa de alegria e solidariedade.


Crescimento e Impacto

A partir desse início humilde, a semente plantada pelos cinco jovens cresceu e floresceu, pois foi atraindo outros jovens/adultos. Os Servos da Alegria se tornaram uma presença constante e reconfortante no Hospital Universitário Antônio Pedro, levando mensagens de esperança, apoio emocional e momentos de alegria aos pacientes, funcionários e profissionais da saúde. Essa bela árvore que eles ajudaram a crescer simboliza a presença do amor divino em ações concretas de solidariedade e empatia.


O encorajamento do papa Francisco 

No mesmo ano, o Papa Francisco lançou a exortação apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho), que trouxe uma mensagem de esperança para toda Igreja, pois incentivou a missão evangelizadora com alegria e renovado ardor. Essa mensagem iluminou e fortaleceu ainda mais a missão dos Servos da Alegria, que encontraram na carta do Papa um guia e um incentivo para continuar espalhando alegria e esperança nos hospitais, asilos, creches e outras instituições que necessitarem. 

“A alegria do Evangelho certamente enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam levar por Jesus e são libertos do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento.  Realmente, Ele faz renascer sem cessar a alegria do coração” (EG 1). 

Os pontos principais desta carta, tão profunda, que nos faz refletir sobre a alegria do Evangelho: 

  1. A alegria que se renova e comunica

  2. A doce e reconfortante alegria de evangelizar

  3. A nova evangelização para a transmissão de fé (aponta aqui o nosso carisma de Servos da Alegria)

  4. Uma igreja em saída (é o IDE)

  5. Pastoral em conversão 

  6. A partir do coração do evangelho

  7. A missão que se encarna nas limitações humanas

  8. Na crise do compromisso comunitário (observar os sinais dos tempos)

  9. Uma evangelização para o aprofundamento do querigma: o anúncio do evangelho

  10. Dimensão social da evangelização 

  11. Evangelização com Espírito Santo que faz nova todas as coisas: motivação para um renovado impulso missionário 

  12. Maria, a mãe da evangelização. Além de nossa salvação, Jesus nos deu um belo presente no momento da sua paixão: “Eis a tua mãe” (Jo 19, 26-27). 


A alegria como fruto do Espírito Santo

A alegria é um dos frutos do Espírito Santo que ao todo são 12 frutos conforme nos aponta o catecismo da Igreja Católica:

“O Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade (longanimidade), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (castidade)” (Gálatas 5, 22-23).


A alegria como poder exorcístico

A alegria, já dizia um dos maiores santos da igreja católica, é o remédio mais seguro contra as mil insídias do inimigo é a alegria espiritual (são Francisco de Assis). Ele afirmava que a alegria exorciza demônios: os inimigos de Deus vivem uma tristeza profunda, e com isso, não tem a Deus e consequentemente, não tem a alegria verdadeira. 

Contudo, a história dos Servos da Alegria é um testemunho de que com fé, determinação e amor, é possível transformar ambientes e levar luz/alegria aos lugares de sofrimento. E além disso, possamos dar as boas vindas dos novos Servos que fizeram toda a formação e receberam o jaleco, o nariz vermelho e a investidura (benção) de missão dos Servos da Alegria pela Igreja de Jesus Cristo. 

nota. Novos Servos da Alegria sendo investigados

Pe. Marcelo José Monteiro da Costa 

Assessor eclesiástico dos Servos da Alegria 



Nenhum comentário:

Postar um comentário