sábado, 24 de dezembro de 2022
sábado, 17 de dezembro de 2022
Fraternidade: gerar a unidade entre os irmãos
Costumo sempre escrever algo de minhas viagens e encontro com as pessoas, pois na vida influenciamos e ao mesmo tempo somos influenciados (de maneira consciente ou inconsciente). Eis a reflexão de nosso encontro pela noite:
“Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.” (Salmo 132).
A Sagrada Escritura utiliza vários símbolos para expressar diversos ensinamentos (Ap 1; Lc 15). Por exemplo, neste salmo, o óleo perfumado simboliza várias situações e atitudes, entre elas a hospitalidade, alegria, festa e também consagração sacerdotal e da realeza.
Pude contemplar o óleo que vocês derramaram sobre mim desde que cheguei em Porto Velho: hospitalidade no seminário e belo acolhimento (Hb 13); a alegria de vocês (um destaque fenomenal), pois "a alegria é o melhor exorcismo" (São Francisco de Assis). A busca da vocação de vocês em realizar o amor para o Reino através do sacerdócio ministerial: "vocação acertada para um futuro feliz".
Neste salmo, apresenta-se a consagração sacerdotal que se referia ao sacerdote Aarão, pai do sacerdócio bíblico. Além disso, o salmista mostra a sacralidade da fraternidade que é representada pela barba. Possam manter-se unidos, mesmo com as diferenças que isso é bem normal num grupo (Jo 17: Ut unum sint).
A barba no Oriente é concebida como vitalidade e potência; e as vestes são a dignidade (Salmo 8). Portanto, uma consagração que engloba todo o ser humano que deve contemplar as dimensões: biopsicossocial e espiritual. Hoje, a sociedade necessita muito desse olhar, para podermos tocar o ser humano como Jesus realizou.
Uma preocupação que eu tenho muito hoje é a doença social de que não consigo me socializar mais com os outros, principalmente com os meus em casa/clero/seminário, neste período crítico. A pandemia demonstrou ainda mais as dificuldades de uma interação com minha família, ou seja, de uma vivência superficial. É a tal chamada “Modernidade líquida”: uma crítica do sociólogo Baumen que mostra uma sociedade imediatista, leve, ou seja, sem muito compromisso (superficial). Com este tipo de filosofia de vida, os relacionamentos se tornam mais superficiais e acabam prejudicando o nosso desenvolvimento biopsicossocial e espiritual. Possamos aproveitar este momento e ir ao encontro dos nossos e pedir perdão e assim, voltarmos a valorizar a nossa família.
“Ohana quer dizer família e família quer dizer aquela que nunca nos esquece ou nos abandona” (Lilo & Stitch) ou o dom da graça de Deus em havaiano.
(Pe. Marcelo José. Atuação sacerdotal no tempo da pandemia: 01/04/21).
Possamos derramar o óleo, para aqueles que vierem ao nosso encontro: rico ou pobre, clero ou leigo, branco/negro/índio (aqui em Rondônia é bem expressivo isso)... Enfim, aos que o Senhor nos enviar.
Agradeço a Deus por cada um de vocês na sua vida e vocação. Meu muito obrigado por manifestar a graça e a bênção em minha vida também.
Cor unum et anima una
(um só coração e uma só alma).
Pe. Marcelo José M. Da Costa
Arquidiocese de Niterói
Seminaristas do menor em Porto Velho - Rondônia (2022).segunda-feira, 7 de novembro de 2022
domingo, 30 de outubro de 2022
zaqueu, o cobrador de impostos
sábado, 29 de outubro de 2022
A nova ação da Pastoral da Saúde na pós pandemia: DIOCESE DE NOVA IGUAÇU
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
O filme Purgatório
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Novo bispo auxilar na arquidiocese de Niterói: Monsenhor Geraldo de Paulo Souza
terça-feira, 11 de outubro de 2022
Frei Elias Vella faz sua Páscoa
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Dia do nascituro: valor a vida desde a concepção
domingo, 18 de setembro de 2022
50 anos do Movimento Sacerdotal Mariano no Rincão do Senhor em São Gonçalo RJ
50 anos do Movimento Sacerdotal Mariano (JUBILEU DE OURO).
No dia 17 de setembro, realizamos no Rincão do Senhor em São Gonçalo os festejos dos 50 anos do Movimento Sacerdotal Mariano. Celebramos a Santa Missa presidida pelo padre Marcelo José (assessor eclesiástico do Movimento Sacerdotal Mariano) e em seguida, foi realizado o cenáculo mariano fundado pelo italiano padre Stefano Gobbi que recebeu de nossa Senhora esta linda missão.
Além disso, tivemos um momento de confraternização, onde cada um trouxe o seu lanche que foi compartilhado. Houve, também, um momento cultural:
A explicação da oração da Ave-Maria: a primeira parte foi do Anjo Gabriel; a segunda parte de santa Isabel e a terceira parte do papa que teve a inspiração em dizer: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora, e na hora de nossa morte. Amém ". Devemos lembrar que a expressão "santa Maria Mãe de Deus" foi o primeiro dogma mariano (Concílio de Éfeso em 431), onde explica também a dimensão humana e divina de nosso Senhor Jesus Cristo.
Foram cantados no dia: a Ave Maria de a) de Charlie Gounod e a Ave Maria e o anjo (Anjos em Resgate):
Quem serás tu, criatura bela
Que encheu meu quarto com tua luz?
O teu olhar me trouxe a paz!
Tua presença me refaz
Eu sou o anjo Gabriel, venho em nome do Senhor
Darás à luz ao Salvador, serás a mãe do Emanuel
Porque teus lábios tremem tanto assim?
Porque não tira os teus olhos de mim?
Há tanta graça em estar diante de ti
E o céu inteiro espera por teu sim.
Por fim, cantamos um belo parabéns para nossa Senhora e seu Movimento Sacerdotal Mariano. Agradeço a Deus pelas graças e por todos os que cooperaram para esse grande evento: Fundação Rincão do Senhor, membros do Movimento Sacerdotal Mariano (em especial: Neia, Ivanize e Leir), Associação Pai Rico em Misericórdia, coroinhas, músicos Márcia Hellô e Cláudio Jorge, Servos da Alegria (os palhaços de Deus), Bombeiro Marcello.
pe. Marcelo José no momento da coroação à nossa Senhora. "No fim de tudo, o coração Imaculado de Maria Triunfará".quinta-feira, 1 de setembro de 2022
Livro Metodologia Qualitativa
domingo, 28 de agosto de 2022
História da Psicologia no Brasil: segundo registro de Psicologia é do padre Antonius Benkö.
A História da Psicologia no Brasil: o segundo registro de Psicologia é do padre Antonius Benkö (02).
Na Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro), foi realizada a primeira formação de Psicologia: primeiramente, uma especialização (1953) e depois surge o curso de graduação (1954). E em 1962, a psicologia dá início a sua regularização como profissão.
Em nosso país, o segundo registro de Psicólogo foi do padre Antonius Benkö da ordem Jesuíta (nascido em Pècs na Hungria, 1920 e faleceu em Budapeste na Hungria em 24 de novembro de 2013). Anteriormente, o padre cursou licenciatura em Psicologia na Universidade Católica de Louvain (1949 - 1951), na Bélgica e, em seguida, fez doutorado em Psicologia Aplicada.
Em 1957, o sacerdote aceita o convite para dirigir o Instituto de Psicologia Aplicada na própria PUC-Rio e ajudou ainda, a reorganizar o curso de Psicanálise. Em 1960, criou-se o Centro de Orientação Psico-Pedagógica, onde se originou o SPA (Serviço de Psicologia Aplicada). O padre ajudou, ainda, a desenvolver:
- departamento de Psicologia (1963);
- Mestrado em Educação que foi pioneiro no país (1965);
- Mestrado em Psicologia (1966);
- Departamento de Teologia (1968);
- Incentivador dos jovens, para realizarem seus doutorados em excelentes universidades do exterior;
- homem de formação interdisciplinar;
Portanto, há várias contribuições do padre Antonius Benkö na Psicologia em nosso Brasil e que até hoje, ele é lembrado por nos ensinar a alinhar: nossa fé e nossa Psicologia.
"Fé e Razão: as duas asas que nos levam para a verdade".
(Fides et Ratio, papa João Paulo II).
Pe. Marcelo José M. da Costa
Psicólogo e Teólogo
Histórias da Psicologia no Brasil
Link: http://nucleodememoria.vrac.puc-rio.br/perfil/saudade/antonius-benko-sj-1920-2013
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
A dor que nos liberta do ser amador
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Simbologia das flores: o poema do girassol com a abelha e a joaninha
terça-feira, 16 de agosto de 2022
Missão com as crianças na Vila Rica
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Evangelizar com games: nova rede de evangelização.
São Domingos de Gusmão por Pe. Marcelo José
segunda-feira, 1 de agosto de 2022
Agente Oculto (2022) e resiliência oculta
Congresso Regional da Pastoral da Saúde Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro) na Diocese de Volta Redonda e Barra do Piraí.
Tesouros escondidos em São Gonçalo - RJ: os currais de peixes na Baía de Guanabara.
Tesouros escondidos em São Gonçalo - RJ: os currais de peixes na Praia da Beira (Itaoca).
Na Baía de Guanabara (em tupi-guarani quer rio-mar), há os currais de peixe, isto mesmo! São pequenas peças de madeiras que servem para aprisionar os peixes nos rios, mares ou lagoas (TAVARES FILHO et al., 2020).
A sua construção é feita por uma esteira de taquara e estacas de madeira que são fixadas no fundo e com isso, constrói-se uma parede que serve de guia ao peixe cercando-o. Mediante a junção da espia com o cercado, fica situada a boca da entrada que acaba dificultando o retorno do peixe.
Por fim, os pescadores artesanais vem com uma rede (retangular) e a arrastam dentro do cercado e com isso, acabam pegando o peixe com facilidade (TAVARES et al., 2020).
Uma observação importante: este tipo de arte coloca em perigo a navegação quando as estacas são abandonadas nos locais e fora o acúmulo de detritos que podem prejudicar a natureza.
Pe. Marcelo José: Tesouros escondidos em São Gonçalo - RJ.
Referência:
TAVARES FILHO, Francisco et al. OS EFEITOS DO AVANÇO URBANO/INDUSTRIAL NA BAÍA DE GUANABARA NA PERCEPÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS. Ambiente & Sociedade, v. 23, 2020.
Pe. Marcelo José na Praia da Beira: os currais de peixes que são colocados na Baía de Guanabara.quinta-feira, 28 de julho de 2022
Novo Cemitério em Várzea das Moças
segunda-feira, 25 de julho de 2022
São Tiago Matamouros
sexta-feira, 22 de julho de 2022
Santa Maria Madalena e o padre que levava os jovens num bairro em situação de prostituição
SANTA MARIA MADALENA E O PADRE LEVANDO OS JOVENS PARA UM BAIRRO EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO
Maria Madalena (em grego: Μαρία ἡ Μαγδαληνή) - Festa de comemoração: 22 de julho - é uma das discípulas e dedicada de Jesus Cristo. Ela é considerada santa em várias denominações cristãs e exemplo de vida nova em Jesus Cristo.
Conforme são Gregório aponta Maria Madalena como pecadora (Lc 8,2). Tradicionalmente, é aquela que vai ao sepulcro pela manhã ver o Senhor Jesus.
Porém, a exegese Católica, atualmente, tem mostrado outros pontos da figura de Maria Madalena. O nome Madalena não era sobrenome, mas sim, descreve o lugar de onde a pessoa nasceu: cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.
Missão com as mulheres em situação de prostituição.
Há muitas missões na Igreja e uma delas é o trabalho com mulheres em situação de prostituição. Em nossa sociedade, temos diversos níveis de prostituição: infantil, juvenil, lugares mais pobres, universitárias, empresarial,...
Entre os anos de 2009 - 2012, eu tive a graça de ajudar na missão na Vila Mimosa no Rio de Janeiro com as irmãs missionárias da França. Realmente foi uma experiência da misericórdia de Deus incrível que experimentei com essas mulheres.
Em uma situação, um amigo meu deu um copo de água, para uma mulher em situação de prostituição e ela questionou: "Esse copo de água é para mim? É para mim esse copo…?" Ela nesse dia experimentou a gratuidade de uma ação e não com interesse sexual de um homem. As mulheres também diziam que aquela capela era o céu para elas, onde sentiam muita paz em seu coração.
O PADRE LEVANDO JOVENS AO PROSTÍBULO
Nesse tempo, levava muitos jovens e adultos para um bairro em situação de prostituição no Rio de Janeiro. Eles tinham um enorme prazer em ir comigo. Mensalmente, levava um grupo comigo. Era uma alegria imensa. E um deles me dizia: "Padre, eu nunca imaginei na vida estar aqui nesse lugar. Anteriormente, vinha aqui para se aproveitar das prostitutas e agora estou evangelizando. Eu dizia: é o processo da cura interior meu irmão e como agora você a trata como uma filha de Deus e não objeto de seus desejos sexuais."
Houve também, uma vez, que levei uma colega de faculdade para realizar o seu trabalho de pesquisa com as mulheres em situação de prostituição. Nas entrevistas, diziam:
"Estou aqui, por causa do dinheiro mesmo, não tenho prazer em realizar esses atos" (MSP1).
"Estou aqui para que meus 3 filhos não passem fome. As pessoas não sabem que trabalho aqui. Sou formada em administração, mas não consegui trabalho em minha área" (MSP 2).
Possamos, pedir a Deus que ilumine essas mulheres e que possamos ser também luzes, para levar a boa nova do Reino aos seus corações. E que santa Maria Madalena interceda por nós e pelas mulheres em situação de prostituição.
Pe. Marcelo José
Pe Marcelo José leva jovens aos prostíbulo e ficam encantados.quinta-feira, 21 de julho de 2022
A amizade
quarta-feira, 20 de julho de 2022
A amizade
domingo, 26 de junho de 2022
Pastoral Carcerária
*PASTORAL CARCERÁRIA DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI*
Na Matriz de São Gonçalo, tivemos a Reunião da Pastoral Carcerária e com a presença ilustre de três padres: Robertão, Ângelo Silva e Marcelo José que motivaram os agentes a recomeçar o trabalho nos presídios.
A professora Adriana (Curso de Teologia da Estrela da Evangelização) nos falou da visão da doutrina social da Igreja Católica que começou com o papa Leão XIII (Século XIX). Ele nos apresentou a encíclica Rerum Novarum e com o passar dos anos, vieram outros documentos sociais nos mostrando a dignidade de todos os seres humanos e inclusive com os encarcerados. Enfim, toda base de nossa ação social deve estar na Sagrada Escritura, ou seja, em Jesus Cristo: caminho, verdade e vida (Jo 14).
Foram muitos os testemunhos que os agentes da pastoral carcerária nos deram neste encontro, pois quando saímos de nossa zona de conforto...Deus nos fala com propriedade.
Numa visita do ex-presidente Barack Obama ao Brasil (2011), alguns manifestantes foram presos no Rio de Janeiro. Alguns jovens procuraram ajuda com Maria Cecília (membro da Pastoral), para ver qual solução poderia ser feita. Ela indicou a pastoral carcerária e alguns disseram: "Isto existe?"
Depois, no outro dia, um dos rapazes do partido comunista foi ao encontro do padre Robertão, na antiga sede da Pastoral, e nos explicou todo procedimento diplomático em relação à visita de um presidente no país... Tempos depois soubemos que o jovem tinha se convertido e participava do grupo de oração na UFF dando testemunho da fé cristã católica.
Portanto, possamos dar o nosso 'sim' para Deus através das obras de misericórdia (Mt 25) e em especial, a pastoral carcerária. Possamos tocar a todos: seja o encarcerado, o policial do cárcere, o diretor, a família do preso e também a nós mesmos que recebemos muitas graças de Deus. É, de fato, um olhar bioecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1979; Costa, 2020) quando realizamos a missão em saída da Igreja.
Deus abençoe a todos os agentes da Pastoral Carcerária.
Pe. Marcelo José
Assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói (RJ).
terça-feira, 14 de junho de 2022
Encontro da Pastoral Carcerária 25/06/22
Pastoral Carcerária: uma obra de misericórdia.
*ARQUIDIOCESE DE NITERÓI*
Dia 25 de junho de 2022
Das 9h - 17h
Santa Missa às 11h.
Almoço e lanche compartilhados.
A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo que procura evangelizar nos presídios: "Estive preso e me visitaste" (Mt 25).
A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também com ações de algumas instituições que nos ajudam na missão.
Características da Pastoral Carcerária
1) Está junto das pessoas privadas de liberdade levando a luz de Jesus. Sempre me lembro do jovem preso: "Padre, não deixa de vir, pois o senhor traz luz e nós aqui pensamos em besteira, vingança, ódio,...Não deixa de vir, por favor". Se a luz não vai que somos nós cristãos...As trevas tomam conta.
2) Busca a Libertação integral, pois as pessoas presas são sujeitos da evangelização e da promoção humana integral.
3) Luta para manter a ação do exercício da liberdade religiosa nos presídios e o resgate da pessoa ao retornar a sociedade. Acompanho alguns que saíram do presídio e estão trabalhando com dignidade.
4) Respeita a dignidade da pessoa humana conforme nos aponta o salmo 8: sem preconceito nem discriminação, acolhendo, perdoando, recuperando suas vidas para Cristo. "Eis que faço nova todas as coisas" (Apocalipse 20).
Portanto, possamos levar a luz de Cristo para esses homens e mulheres que necessitam da graça de Deus.
Pe. Marcelo José M. da Costa
PASTORAL CARCERÁRIA
Telefone de contato para inscrição:
21 984781606
domingo, 5 de junho de 2022
Espírito Santo de Deus: dons e frutos
Dia de Pentecostes foi o dia que a Igreja de Jesus recebeu o divino Espírito Santo. Os apóstolos, discípulos e Maria manifestaram a graça do céu (Atos 2) e com isso, manifestram dons, carismas, ministérios (I Cor 12-14: o dom do amor é o maio).
Renovação Carismática Católica na praça ZÉ Garoto em São Gonçalo RJ com padre Marcelo José.Padres Marcelo e Robinho e joanilson (RCC vicariato são Gonçalo)
Padre Marcelo com sua prima Adriana e seus filhos
Há também os frutos do Espírito Santo são (Gal 5):
1) Amor, o dom maior;
2) Alegria que contagia e é o verdadeiro exorcismo;
3) Benignidade: ser misericordioso com o próximo;
4) Bondade: tratar bem as pessoas e a natureza;
5) Castidade que guarda a pureza no corpo e na alma;
6) Fidelidade: quem for fiel até o fim será salvo;
7) Longanimidade: ter o coração grande capaz de perdoar qualquer ofensa;
8) Mansidão: felizes os mansos, pois possuirão a terra (o mundo);
9) Paz que acalma o coração;
Portanto, possamos invocar o Espírito Santo sempre em nossa vida: "Veni Creatur Spiritus".