sábado, 17 de dezembro de 2022

Fraternidade: gerar a unidade entre os irmãos

Costumo sempre escrever algo de minhas viagens e encontro com as pessoas, pois na vida influenciamos e ao mesmo tempo somos influenciados (de maneira consciente ou inconsciente). Eis a reflexão de nosso encontro pela noite: 


“Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.” (Salmo 132).


A Sagrada Escritura utiliza vários símbolos para expressar diversos ensinamentos (Ap 1; Lc 15). Por exemplo, neste salmo, o óleo perfumado simboliza várias situações e atitudes, entre elas a hospitalidade, alegria, festa e também consagração sacerdotal e da realeza. 


Pude contemplar o óleo que vocês derramaram sobre mim desde que cheguei em Porto Velho: hospitalidade no seminário e belo acolhimento (Hb 13); a alegria de vocês (um destaque fenomenal), pois "a alegria é o melhor exorcismo" (São Francisco de Assis). A busca da vocação de vocês em realizar o amor para o Reino através do sacerdócio ministerial: "vocação acertada para um futuro feliz". 


Neste salmo, apresenta-se a consagração sacerdotal que se referia ao sacerdote Aarão, pai do sacerdócio bíblico. Além disso, o salmista mostra a sacralidade da fraternidade que é representada pela barba. Possam manter-se unidos, mesmo com as diferenças que isso é bem normal num grupo (Jo 17: Ut unum sint). 


A barba no Oriente é concebida como vitalidade e potência; e as vestes são a dignidade (Salmo 8). Portanto, uma consagração que engloba todo o ser humano que deve contemplar as dimensões: biopsicossocial e espiritual.  Hoje, a sociedade necessita muito desse olhar, para podermos tocar o ser humano como Jesus realizou. 


Uma preocupação que eu tenho muito hoje é a doença social de que não consigo me socializar mais com os outros, principalmente com os meus em casa/clero/seminário, neste período crítico.   A pandemia demonstrou ainda mais as dificuldades de uma interação com minha família, ou seja, de uma vivência superficial.   É a tal chamada “Modernidade líquida”: uma crítica do sociólogo Baumen que mostra uma sociedade imediatista, leve, ou seja, sem muito compromisso (superficial).    Com este tipo de filosofia de vida, os relacionamentos se tornam mais superficiais e acabam prejudicando o nosso desenvolvimento biopsicossocial e espiritual.  Possamos aproveitar este momento e ir ao encontro dos nossos e pedir perdão e assim, voltarmos a valorizar a nossa família.  

“Ohana quer dizer família e família quer dizer aquela que nunca nos esquece ou nos abandona” (Lilo & Stitch) ou o dom da graça de Deus em havaiano.

(Pe. Marcelo José. Atuação sacerdotal no tempo da pandemia: 01/04/21).


Possamos derramar o óleo, para aqueles que vierem ao nosso encontro: rico ou pobre, clero ou leigo, branco/negro/índio (aqui em Rondônia é bem expressivo isso)... Enfim, aos que o Senhor nos enviar. 


Agradeço a Deus por cada um de vocês na sua vida e vocação.  Meu muito obrigado por manifestar a graça e a bênção em minha vida também. 


Cor unum et anima una  

(um só coração e uma só alma). 


Pe. Marcelo José M. Da Costa

Arquidiocese de Niterói 

Seminaristas do menor em Porto Velho - Rondônia (2022). 

domingo, 30 de outubro de 2022

zaqueu, o cobrador de impostos

A conversão de Zaqueu, o cobrador de impostos

Mais do que as curas, as libertações que Jesus realizava...Era a manifestação do seu amor e perdão que Ele trazia. Com isso, Jesus cativava a todos que estavam de coracão aberto.

Zaqueu, cobrador de impostos, era como se fosse um político de hoje desonesto que se proveita de toda a estrutura política para se beneficiar e lucrar-se.  Pessoas com má índole não podem exercer cargos políticos e nem eclesiásticos, pois se pede do candidato honestidade, moralidade no bem comum. 
 
Zaqueu ao subir na árvore encontra o Senhor e fica surpreso. Ao receber Jesus, Zaqueu se arrepende da ganância pelo dinheiro e também poder que exercia como cobrador de impostos. 
Jesus, portanto, declara: "Hoje entrou a salvação nesta casa..."

O que Jesus nos pede para sermos dele inteiramente?

Pe. Marcelo José 
Aquidiocese de Niterói 

sábado, 29 de outubro de 2022

A nova ação da Pastoral da Saúde na pós pandemia: DIOCESE DE NOVA IGUAÇU

PASTORAL DA SAÚDE REGIONAL LESTE 1 
(ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Local: Diocese de Nova Iguaçu 
29 de outubro de 2022

O encontro começou com a benção de dom Gilson (bispo da diocese de Nova Iguaçu), com os padres Milton e Adelmar e os diáconos: Carlos, Valdemir e Sérgio.  

Dom Gilson acentuou que a Pastoral da Saúde deve realizar uma articulação, para caminharmos juntos.  Ele fez ainda, o pedido da capelania no Hospital da Posse, em que, o padre Fernando lutou muito, para obter a ação evangelizadora da  Igreja neste espaço. 

"O trabalho silencioso é o que Jesus mais gosta, pois acompanha os sofredores" (Dom Gilson, bispo de Nova Iguaçu). 

Foi uma manhã maravilhosa de animação e motivação, para darmos início aos novos projetos da Pastoral da Saúde na diocese.  

Esteve presente o padre Marcelo José, assessor da Pastoral da Saúde no Regional, que sinalizou os processos de resiliência na Pastoral da Saúde, pois mesmo com as dificuldades presentes, devemos ter um olhar positivo, transcendente, de espiritualidade, criativo, proativo, de unidade neste novo tempo.  

Por fim, foi proposto outro encontro, ano que vem (11/02/23), para ajudar na articulação da  Pastoral da Saúde.  Com esse encontro, serão chamados os agentes da Pastoral da Saúde,  padres, diáconos e também profissionais de saúde: médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, e dentre outros, para começar do início a pastoral, conforme padre Milton mensionou. 


Pe. MARCELO JOSÉ 
ASSESSOR DA PASTORAL DA SAÚDE NO LESTE 1
PASTORAL DA SAÚDE DE DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU 

Pe. Marcelo José (Assessor do Regional), Dom Gilson (bispo da diocese de Nova Iguaçu) e pe. Milton (padre da diocese de Nova Iguaçu). 
Padres Marcelo José e Adelmar

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

O filme Purgatório

Purgatório 

O filme mostra a experiência de alguns santos místicos da Igreja Católica como santo Padre Pio, santa Faustina e São Estanislau Papczyński, a respeito do “Purgatório”. Eles relatam algumas histórias sobre algumas almas que descrevem o purgatório (Mt 5, 25; Lc 12; I Pedro 3-4; I Cor 3,10; II Mac 12). 

São Gregório Magno (†604), Papa e doutor da Igreja, explicava o Purgatório a partir de uma palavra de Jesus: “No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo que se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem no presente século nem no século futuro" (Mt 12,31) (Canção Nova).

Recorda os estudos teológicos sobre a escatologia ou chamado de Novíssimos (as últimas coisas que irão acontecer conosco após a morte).  Há também, os estudos de alguns cientistas sobre o estado da consciência humana após a morte (EQM). 

Possamos aproveitar esse filme, para nos prepararmos melhor na semana de indulgências pelas almas: 1 a 8 de novembro e é claro, meditar um pouco sobre a nossa vida espiritual, pois a morte é como nossa pedagoga: ela nos ensina a viver melhor a cada dia.  Não sabemos o dia e nem a hora que Jesus irá vir na nossa escatologia intermediária (nossa morte) e final (Volta gloriosa do Senhor). 

O filme “Purgatório” terá exibição em várias salas do Brasil, porém apenas nos dias 24 e 25 de outubro de 2022.

Pe. Marcelo José 
Teólogo
Filósofo 
Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano; 
Desenvolve estudos sobre a questão de Tanatologia (fases do luto, Experiência quase morte, cuidados paliativos, suicídio).

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Novo bispo auxilar na arquidiocese de Niterói: Monsenhor Geraldo de Paulo Souza

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE NITERÓI (RJ)

Padre Geraldo ainda trabalhou em Portugal, quando foi superior e pároco da Igreja do Santíssimo Redentor, em Lisboa. 

É autor de obras sobre vocação publicadas pela editora Santuário, além de artigos na área vocacional.

Atualmente, como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo, padre Geraldo também assumiu a função de coordenador do clero do Setor Jardim, da Região Sé da Arquidiocese de São Paulo, além de fazer parte da Comissão dos Presbíteros da mesma região episcopal. 

Saudação ao padre Geraldo de Paula Souza

Prezado padre Geraldo de Paula Souza,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria pela decisão do Santo Padre em reforçar a presença apostólica na arquidiocese de Niterói com a sua nomeação como bispo auxiliar. 

Seu serviço à igreja, de forma particular com a contribuição para a promoção vocacional, nos indicam um pastoreio frutuoso, em colaboração ao nosso irmão Dom José Francisco Resende Dias.

No contexto sinodal da Igreja, gostaríamos de oferecer esta reflexão do Papa Francisco sobre o protagonismo de todos os cristãos na missão da Igreja:

“A sinodalidade, o caminhar juntos é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios. Ao mesmo tempo, sabemos que a Igreja existe para evangelizar, saindo de si mesma e espalhando a semente do Evangelho na história. Ora esta missão é possível precisamente colocando em sinergia todas as áreas pastorais e, antes ainda, envolvendo todos os discípulos do Senhor.”

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, conduza e proteja seu ministério episcopal.

Em Cristo,

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: https://www.cnbb.org.br/papa-francisco-nomeia-bispo-auxiliar-para-a-arquidiocese-de-niteroi-rj/

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Frei Elias Vella faz sua Páscoa

Frei Elias Vella
Um dos mais brilhantes exorcistas de nossa Igreja Católica Apostólica Romana.

Em um momento de minha vida, pude realizar um encontro com esse querido Frei Exorcista.  Estava precisando de algumas respostas que não encontrava na minha existência, mas com ele pude encontrar mediante meu carisma específico. 

Você às vezes, não consegue uma resposta de imediato, mas Jesus quer que você persista até encontrar.  Mantenha a calma e paciência. 

Frei Elias possui muitos livros que nos ensinam o valor da Palavra, da oração, do autoconhecimento, da cura e libertação. Alguns livros que sempre recomendo:

- "A cura do mal e libertação do maligno";

- "O leão que ruge"; 

- "A cura através do amor"; 

- "Anti-Cristo quem é e como age" .

Que Frei Elias Vella estaja agora junto com o nosso Mestre Jesus no Reino dos Céus (Ap 4 - 8). Obrigado pelos ensimantos Frei Elias.
#freieliasvella #exorcista #catolicismo #curaelibertacao #padre_marcelojose

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Dia do nascituro: valor a vida desde a concepção

Dia do Nascituro: valor a vida desde o início da fecundação. 

No Japão, culturalmente, o bebê já é contado desde o momento da sua concepção e com isso, há várias comemorações com a vida deste ser vivo.  Possamos criar a cultura de contar desde o momento da concepção.

Nesses dias conversando com uma paroquiana, ela me falou que um professor tinha pedido para turma realizar um trabalho sobre a questão do aborto: quem era a favor ou contra, mas que deveria argumentar o porquê. 

Ela, no entanto, fez um trabalho de 10 páginas com base filosófica, psicológica, teológica, jurídica,... No dia da entrega, ela foi a última a receber a prova. Ela pensava consigo: "Pronto, tirei zero, pois o professor pensa diferente de mim..." 

Mas no final, a surpresa do professor que dizia: "Meus queridos alunos, está aqui a última prova de fulano, em que, tirou o único dez da turma (a turma fez aquela bagunça boa de lindas honras pela nota máxima), pois colocou profundas bases contra o aborto. 

Por fim, a aluna fez a pergunta: "Professor eu queria saber o porquê, o senhor, escolheu esse tema, já que não tem nada haver com sua matéria...?" 

Ele respondeu: "Fica um segredo entre nós dois aqui: 'Eu queria aborta o meu filho, mas com os seus argumentos eu acabei desistindo do mal que iria realizar..."

Possamos, queridos irmãos, estudar a fundo, não somente a nossa fé, mas também, filosofia, direito, medicina, teologia, etc, para defendermos o amor pela vida desde o seu nascimento.

"Ser sal da terra e luz do mundo" (Mt 5).

Feliz dia do Nascituro (os gut gut). 

Pe. Marcelo José 
Arquidiocese de Niterói 

Filósofo, Teólogo e Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano.
#Nascituro #vidasim #naoaborto ##padre_marcelojose 

domingo, 18 de setembro de 2022

50 anos do Movimento Sacerdotal Mariano no Rincão do Senhor em São Gonçalo RJ

50 anos do Movimento Sacerdotal Mariano (JUBILEU DE OURO). 

No dia 17 de setembro, realizamos no Rincão do Senhor em São Gonçalo os festejos dos 50 anos do Movimento Sacerdotal Mariano.  Celebramos a Santa Missa presidida pelo padre Marcelo José (assessor eclesiástico do Movimento Sacerdotal Mariano) e em seguida, foi realizado o cenáculo mariano fundado pelo italiano padre Stefano Gobbi que recebeu de nossa Senhora esta linda missão.  

Além disso, tivemos um momento de confraternização, onde cada um trouxe o seu lanche que foi compartilhado.  Houve, também, um momento cultural: 


  1. A explicação da oração da Ave-Maria: a primeira parte foi do Anjo Gabriel; a segunda parte de santa Isabel e a terceira parte do papa que teve a inspiração em dizer: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora, e na hora de nossa morte. Amém ". Devemos lembrar que a expressão "santa Maria Mãe de Deus" foi o primeiro dogma mariano (Concílio de Éfeso em 431), onde explica também a dimensão humana e divina de nosso Senhor Jesus Cristo. 

  2. Foram cantados no dia: a Ave Maria de a) de Charlie Gounod e a Ave Maria e o anjo (Anjos em Resgate):

Quem serás tu, criatura bela

Que encheu meu quarto com tua luz?

O teu olhar me trouxe a paz!

Tua presença me refaz

Eu sou o anjo Gabriel, venho em nome do Senhor

Darás à luz ao Salvador, serás a mãe do Emanuel

Porque teus lábios tremem tanto assim?

Porque não tira os teus olhos de mim?

Há tanta graça em estar diante de ti

E o céu inteiro espera por teu sim.

Por fim, cantamos um belo parabéns para nossa Senhora e seu Movimento Sacerdotal Mariano.   Agradeço a Deus pelas graças e por todos os que cooperaram para esse grande evento: Fundação Rincão do Senhor, membros do Movimento Sacerdotal Mariano (em especial: Neia, Ivanize e Leir), Associação Pai Rico em Misericórdia, coroinhas, músicos Márcia Hellô e Cláudio Jorge, Servos da Alegria (os palhaços de Deus), Bombeiro Marcello. 

pe. Marcelo José no momento da coroação à nossa Senhora. 

"No fim de tudo, o coração Imaculado de Maria Triunfará".

Pe. Marcelo José 
Assessor Eclesiástico do Movimento Sacerdotal Mariano 



quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Livro Metodologia Qualitativa

Lançamento do Livro: 
METODOLOGIA QUALITATIVA

DIA: 14 de setembro de 2022
Das 17h às 19h
LOCAL: UERJ - RIO DE JANEIRO

A Metodologia Qualitativa é a arte de direcionar o nosso ser científico na procura da investigação da verdade, para que possa compreender determinados contextos complexos, através de um planejamento e de uma técnica na pesquisa (Bauer & Gaskell, 2017). 

“A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis” 
 (Minayo, 2001).

Diversas são as técnicas que podem ser usadas nas metodologias (quantitativa ou qualitativa): pesquisa bibliográfica, estudo de caso, Inserção Ecológica, grupo focal, Técnica do Gibi e dentre outras. 

E neste livro de metodologia qualitativa, há um um capítulo apresentando a Técnica do Gibi que traz uma maneira mais lúdica de fazer ciência, onde se pode compreender, melhor, o contexto estudado e principalmente, o sujeito dentro de sua realidade, por meio das tiras do Gibi (Costa & Yunes, 2022). 

Marcelo José Monteiro da Costa
Padre e Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano.
Pe. Marcelo José e a Técnica do Gibi 

domingo, 28 de agosto de 2022

História da Psicologia no Brasil: segundo registro de Psicologia é do padre Antonius Benkö.

A História da Psicologia no Brasil: o segundo registro de Psicologia é do padre Antonius Benkö (02). 

Na Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro), foi realizada a primeira formação de Psicologia: primeiramente, uma especialização (1953) e depois surge o curso de graduação (1954). E em 1962, a psicologia dá início a sua regularização como profissão. 

Em nosso país, o segundo registro de Psicólogo foi do padre Antonius Benkö da ordem Jesuíta (nascido em Pècs na Hungria, 1920 e faleceu em Budapeste na Hungria em 24 de novembro de 2013). Anteriormente, o padre cursou licenciatura em Psicologia na Universidade Católica de Louvain (1949 - 1951), na Bélgica e, em seguida, fez doutorado em Psicologia Aplicada. 

Em 1957, o sacerdote aceita o convite para dirigir o Instituto de Psicologia Aplicada na própria PUC-Rio e ajudou ainda, a reorganizar o curso de Psicanálise.  Em 1960, criou-se o Centro de Orientação Psico-Pedagógica, onde se originou o SPA (Serviço de Psicologia Aplicada).  O padre ajudou, ainda, a desenvolver:

- departamento de Psicologia (1963);

- Mestrado em Educação que foi pioneiro no país (1965);

- Mestrado em Psicologia (1966); 

- Departamento de Teologia (1968); 

- Incentivador dos jovens, para realizarem seus doutorados em excelentes universidades do exterior; 

- homem de formação interdisciplinar; 

Portanto, há várias contribuições do padre Antonius Benkö na Psicologia em nosso Brasil e que até hoje, ele é lembrado por nos ensinar a alinhar: nossa fé e nossa Psicologia.  

"Fé e Razão: as duas asas que nos levam para a verdade". 

(Fides et Ratio, papa João Paulo II).


Pe. Marcelo José M. da Costa

Psicólogo e Teólogo

Histórias da Psicologia no Brasil 

Link: http://nucleodememoria.vrac.puc-rio.br/perfil/saudade/antonius-benko-sj-1920-2013


Segundo registro de Psicólogo do Brasil: padre Antonius Benkö. 




sexta-feira, 26 de agosto de 2022

A dor que nos liberta do ser amador

A dor que nos liberta do ser amador

Mediante a vida, passamos por inúmeras dores, seja ela, física, emocional, espiritual, social, intelectual, econômica.  Porém a dor com o olhar resiliente nos liberta do ser amador, ou seja, nos torna maduros com a experiência (Costa, 2020).

"Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos" (Victor Frankl). 

"Você não é produto das circunstâncias, você é produto das suas decisões" (Victor Frankl). 

"A dor pode nos destruir ou construir...A escolha é sua" (Augusto Cury). 

"Creio que o sofrimento presente não tem proporção alguma para a glória futura dos filhos de Deus" (São Paulo em Romanos 8). 

Possamos instrumentalizar a dor em nossa vida.  A dor pela dor é masoquismo (torna-se estéril), mas tendo um olhar transcendente nos faz crescer e elevar a cada dia. Por isso, ressignificar (dar um novo significado) é o início de transformação e o segundo passo é olhar para dentro de si e reconhecer tudo o que temos de bom em nós mesmos. 

Pe. Marcelo José 
A dor que nos liberta do ser amador.
pe. Marcelo em a dor que nos liberta do ser amador

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Simbologia das flores: o poema do girassol com a abelha e a joaninha

Neste dia, estava indo para a capela à pé, pois tinha faltado luz e o portão da garagem não abriu.  São nesses momentos que percebemos o toque de Deus nas pequenas coisas anfêmeras e com isso, vejo um lindo girassol no caminho e aproveito as belas: da  fotografia e da literatura poética: 

No meio do caminho
Tinha um carinho
Um belo girassol
Diante do sol 
Obrigado, Senhor, por seu amor
Que me traz todo ardor.

Havia uma joaninha
Com sua amiguinha
É a Melissa: a abelhinha.
Que era a sua vizinha.


Obrigado, Senhor, por seu grande amor nos seus toques tão pequenos que muita das vezes não vemos.  

Pe. Marcelo José
Histórias anfêmeras 
pe. Marcelo José: toques diários de Deus

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Missão com as crianças na Vila Rica

*Encontro com as crianças no sítio*
Local: Chácara Regina Coeli - Vila Rica - Itaboraí  - RJ.

Hoje foi um dia inesperado e quando parei no aeroporto no bairro, fui falar com Carlos Pedro e vi uma criançada só e duas adolescentes que me ajudaram muito também neste dia maravilhoso.

Rezamos a missa e com uma linguagem própria para que elas entendessem melhor sobre a Palavra de Deus. Hoje celebramos a missa votiva de nossa Senhora e falava sobre seus títulos e aparições.  Expliquei para eles que a oração da Ave Maria possui três estruturas: duas bíblicas (Anjo Gabriel e Santa Isabel - Lc 1) e uma na Tradição do papa dizendo: Santa Maria, Mãe de Deus (primeiro dogma mariano).  
Depois almoçamos,
brincamos muito de bola: "Vamos tio padre Marcelo, brincar", dizia Daniel me puxando.  
Além disso, brincamos de correr atrás do galo e jogamos bola com o cachorro. Foi aquela diversão só. 
Em um determinado momento, rezamos por uma criança (4 anos) com câncer de Brasília (fizemos um lindo vídeo, para que ele recebesse as nossas orações).
Tomamos um belo café da tarde, 
conversamos sobre alguns filmes: sonic 2 foi o predileto e imaginamos se tivéssemos o grande anel do Sonic, para viajar em todo mundo e universo (uau) e realizei algumas entrevistas com eles que se sentiram importantes. O Logan sempre me perguntava: "Pergunte mais na e entrevista  pergunte mais..." 

Por fim, 
agradecemos a Deus pelo lindo dia que Ele nos proporcionou em sua providência mandando essas crianças.
Na evangelização, é assim: evangelizamos e somos evangelizados.  

😇"VAMOS SER CRIANÇA PULAR E CORRER. VAMOS SER CRIANÇA PARA O CÉU MERECER...
VAMOS SER CRIANÇA COMO JESUS MANDOU, POIS DA CRIANÇA É O REINO FOI DEUS QUE FALOU..."👶

Pe. Marcelo em histórias anfêmeras
As crianças de Carlos Pedro e Bianca e Roberta e Marcos

Pe. Marcelo, Carlos Pedro, Bianca,  Jane e Sidney 

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Evangelizar com games: nova rede de evangelização.

As artes da humanidade são 11: dança, música, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, gibi, games e design (Costa & Yunes, 2022).  Isso mesmo, o game é uma das artes (10a arte), ao qual, tem-se destacado nos últimos anos. Anteriormente, era algo pernicioso que atrapalhava o desenvolvimento da criança e do adolescente (eu, pessoalmente, vivia ouvindo isso na minha infância), mas que recentemente, tem ganhado espaço como algo empreendedor como campeonatos de jogos, desenvolvimento de jogos, dublagem nos jogos e apresentação de jogos on line, artigos de jogos eletrônicos e dentre outros.   
É claro que, tudo que contem exagero prejudica o ser humano.  Alguns estudos mostram o quanto o vício e jogos violentos podem prejudicar a saúde mental como depressão, fobia social, ansiedade, queda na produção escolar e dificuldades no processo  no desenvolvimento na vida adulta. Com esses fatores, a Organização Mundial de Saúde apontou como problemas de saúde e classificou como gaming disorder (CID 11: Classificação Estatística de Doenças).
Outros estudos mostram a boa instrumentalização dos jogos processo do desenvolvimento humano como forma de aprender uma nova língua (COSTA SILVA, 2020), interagir com outras pessoas, na educação (SILVA, 2021) e evangelização (COSTA, 2020). 
Em relação ao aspecto da evangelização, há alguns padres realizando essa incrível dinâmica no espaço cibernético, onde toca as crianças, os adolescentes e também adultos de forma bem diferenciada e sem perder o aspecto essencial da mensagem de Jesus. O padre Itamar, diocese de Valença (Estado do Rio de Janeiro), está usando essa nova rede nas redes da internet, para levar muitos a Cristo Jesus: reza, prega, anuncia o evangelho, ensina a rezar a liturgia das horas, reza o terço,... Conforme indicou COSTA (2020) é o Ide e pregai o Evangelho a todo internauta: da Igreja Primitiva ao evangelismo digital.
De fato, são novos areópagos que precisam ser mais explorados, para que o anúncio do Evangelho possa chegar aos corações: Jesus todos os dias nos dá uma nova vida ("play again") para vencermos as dificuldades diárias.  Peça a Ele, pois nos mostra o melhor macete, para seguirmos adiante e assim, termos um belo final de nossa vida na terra ("game over": fim de jornada na graça de Deus). 

Pe. Marcelo José. 
Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano. 


Referências:

COSTA, Marcelo Carvalho. Ide e pregai o evangelho a todo internauta: da igreja primitiva ao evangelismo digital. desdobramentos do processo de evangelização provocados pelo ciberespaço. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 19, 2020.
DIAS, Junio Araujo. O impacto da prática de jogos eletrônicos na saúde dos adolescentes. 2020.
DA COSTA SILVA, Fernando Wagner; TOASSI, Pâmela Freitas Pereira. O papel dos jogos eletrônicos na aquisição da língua inglesa. Revista do GEL, v. 17, n. 1, p. 284-307, 2020.
SILVA, Marcelo Andrade. Jogos eletrônicos e Educação Física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1-17, 2021.

Pe. Itamar (Diocese de Valença - RJ) evangelizando com games na internet.
Pe. Marcelo José com 10 anos jogando CCE (compatível com os jogos de Atari). 
Pe. Marcelo José jogando PS4

São Domingos de Gusmão por Pe. Marcelo José

No século XIII, há muito santos que nos inspiram até hoje na fé em Jesus Cristo: São Francisco de Assis e outros demais franciscanos e são Domingos de Gusmão, grande amigo de s. Francisco de Assis. 

São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha em 1170, Espanha. Antes de nascer sua mãe sonhou com um cão, que trazia na boca uma tocha acesa de que irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que sonho foi uma profecia.

De fato em sua vida, ele sempre iluminou a todos com a luz da Palavra de Deus e defendia a todo custo a sua fé, por isso, foi chamado: cão do Senhor (DOMINI CANIS: DOMINICANO). 

É um homem de profundo amor a Deus, de oração, penitência e amor aos pobres. Ele se tornou sacerdote no ano de 1203. 

Em 1204, o Papa Inocêncio III orientou-o para a conversão dos Albigenses que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. 

Em 1215, em Tolosa, surge a ordem dominicana com os Irmãos Pregadores que viviam a mendicância, o amor, a propagação do Rosário da Virgem Maria, a rígida formação teológica e a apologética, para assim, contemplar a verdade libertadora (João 8: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"). 

São Domingos de Gusmão faz a sua Páscoa com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.
são domingos de Gusmão.  Antes dele nascer, a mãe sonha com um cachorro com uma tocha na boca... Quando ele cresceu, ele se torna um grande iluminador na fé cristã.  

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Agente Oculto (2022) e resiliência oculta

Agente Oculto (2022)
Filme dos irmãos Russos
Atores: Ryan Gosling, Chris Evans, Ana de Armas, Wagner Moura (Brasileiro). 

Um programa que escala homens criminosos  pela CIA, para diminuir as suas penas no presídio, porém a maioria, no final, acaba sendo morta ou volta para instituição penal.  Eles não são escalados de maneira aleatória, mas são aqueles que possuem bastante habilidades, como é o caso de Sierra Seis (Ryan Gosling - protagonista do filme). O protagonista é um ex-presidiário enviado para uma missão da CIA em troca de liberdade e é um dos mais letais agentes sancionados pela CIA (elogiado como aquele que tem dons preternaturais* dentre os agentes ocultos).

Mas, a situação começa a mudar quando ele percebe uma conspiração criminosa dentro da própria agência.  Com isso, ele começa a ser perseguido pelo mercenário Lloyd Hansen (Chris Evans), porém necessita da ajuda da espiã Dani Miranda (Ana de Armas) para sair desta enrascada.  
Durante as cenas do filme, Sierra Seis lembra muito do seu pai que lhe ensinava a lidar melhor com os medos e inseguranças através da barra de ferro em brasas no braço. Ele fazia isso, para ser resistente e assim, saber lidar melhor com os desafios da vida: uma característica de um dom quase preternatural: impassibilidade ou ausência do sofrimento.  Claro que, não precisamos passar por tais procedimentos, para adquirirmos bastante resiliência humana como é o caso de lidar melhor com os sofrimentos e as dores da vida (Costa, 2020). 

Os cenários do filme acontecem em várias cidades famosas da Europa que encantam os nossos olhos: Londres, Mônaco, Praga, Croácia,...

PSICOLOGIA
Resiliência oculta

O filme aponta alguns conceitos de resiliência psicológica que consiste num olhar positivo e transcendente mediante as adversidades humanas e uma outra abordagem, mais especificamente: a resiliência oculta mostra  a presença de estratégias de coping (enfrentamento) consideradas não-convencionais que podem acontecer nos pilares da criminalidade, vulnerabilidade socioeconômica, nas drogas, no desejo de consumo, nas falhas do poder público   como é o caso do estudo sobre exploração sexual de crianças e adolescentes (MORENO, 2022).  
Desde o início do filme, observamos a proposta do agente da CIA ao Sierra Seis, para amenizar as penas impostas pela justiça. Porém, durante o serviço na CIA, ele observa a criminalidade de alguns na instituição, o qual, o leva a se proteger.  Um outro filme que apresenta essa mesma estrutura é o Esquadrão Suicida que seleciona vilões para uma missão. 

Ungar (2001) é o primeiro a utilizar o termo resiliência oculta que partilha da afirmação feita por pesquisadores da área da saúde mental que afirmam:

"Adolescentes rotulados de problemáticos aumentam seu status de saúde através de empoderamento pessoal e social associado a comportamentos tais como uso de álcool e drogas, atividade sexual precoce, morar na rua, uso de armas, vadiagem, envolvimento em comportamentos criminosos, e até tentativas de suicídio". 

Portanto, possamos estar atentos no que dizemos aos outros, pois podemos acentuar, mais ainda, os problemas que alguns indivíduos possuem. Possamos ter um olhar multi/interdisciplinar no cuidado daqueles que passam por dificuldades psicossociais e econômicas, e assim, darmos um sustento maior em seu desenvolvimento humano. 

Pe. Marcelo José 
Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano. 


Referência:

MORENO, Carolina Serrati. EXPRESSÕES DE RESILIÊNCIA OCULTA EM ADOLESCENTES VÍTIMAS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL. Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. 2022. 


*PRETERNATURAL. Segundo o catecismo da Igreja Católica, os dons preternaturais são os dons do homem antes do pecado original: imortalidade; imunidade ou integridade e concupiscência; os afetos e os desejos não eram desordenados, mas colocados a serviço da razão e da fé sem nenhum conflito interior da alma; impassibilidade ou ausência de sofrimento; ciência moral infusa, ou seja, acolhe as inspirações de Deus sem dificuldade alguma (docilidade). 

Filme: Agente Oculto (2022) e reflexão sobre Resiliência Oculta. Pe. Marcelo José 

Filme: Agente Oculto com a participação do ator brasileiro Wagner Moura.  

Congresso Regional da Pastoral da Saúde Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro) na Diocese de Volta Redonda e Barra do Piraí.

Congresso da Pastoral da Saúde 
Diocese de Volta Redonda e Barra do Piraí. 

Os agentes da Pastoral da Saúde manifestaram um grande esperançar da evangelização na área da saúde. 
Dom Luiz Henrique, bispo local, fez a oração inicial e deu a boas vindas para todos os agentes. 
Pe. Juarez falou dos novos passos na caminhada da Pastoral da Saúde e da sua  experiência mediante o luto, ao qual, fez um momento celebrativo para confortar as pessoas enlutadas. 
A Maria Isabel, coordenadora diocesana da PS, acolheu cada um agente e no fim do encontro, apresentou as ações concretas da pastoral na diocese.
Dra.  Paula nos falava da importância da prevenção na área da saúde e nos apontou os vários tipos de prevenção: primária: para evitar a doença; secundária: ajudar na doença; terciaria: propor uma ação curativa e reabilitação durante a doença; quartinaria: quando o paciente está com supermedicação que acaba prejudicando a saúde do paciente, ou seja, deve protegê-lo da intervenção médica invasiva e sugerir ações éticas e morais. Ela nos falou ainda, sobre o autocuidado, em que, devemos cuidar da nossa vida, para mantermos uma melhor qualidade de vida: o modo de estilo de vida determinam sua saúde seja ela: espiritual, social, emocional e fisica. 

Pe. Marcelo José, assessor da Pastoral da Saúde no Leste 1, falou do retorno profético da pastoral nesta período pós pandemia, realizou a bênção final e o envio dos novos agentes da PS. 
Deus ilumine a Pastoral da Saúde com as suas diversas ações em sua diocese.

Marcelo José M. da Costa
Assessor da Pastoral da Saúde Leste 1
Pe. Marcelo José, Dom Luís Henrique, Dra Paula e Pe. Juarez. 

Agentes da Pastoral da Saúde e pe. Marcelo 

Pe. Marcelo com Clemilde (antiga coordenadora diocesana) e Maria Isabel (nova coordenadora diocesana).



Tesouros escondidos em São Gonçalo - RJ: os currais de peixes na Baía de Guanabara.

Tesouros escondidos em São Gonçalo - RJ: os currais de peixes na Praia da Beira (Itaoca).

Na Baía de Guanabara (em tupi-guarani quer rio-mar), há os currais de peixe, isto mesmo! São pequenas peças de madeiras que servem para aprisionar os peixes nos rios, mares ou lagoas (TAVARES FILHO et al., 2020).
A sua construção é feita por uma esteira de taquara e estacas de madeira que são fixadas no fundo e com isso, constrói-se uma parede que serve de guia ao peixe cercando-o. Mediante a junção da espia com o cercado, fica situada a boca da entrada que acaba dificultando o retorno do peixe.
Por fim, os pescadores artesanais vem com uma rede (retangular) e a arrastam dentro do cercado e com isso, acabam pegando o peixe com facilidade (TAVARES et al., 2020).
Uma observação importante: este tipo de arte coloca em perigo a navegação quando as estacas são abandonadas nos locais e fora o acúmulo de detritos que podem prejudicar a natureza.

Pe. Marcelo José: Tesouros escondidos em São Gonçalo - RJ.

Referência:

TAVARES FILHO, Francisco et al. OS EFEITOS DO AVANÇO URBANO/INDUSTRIAL NA BAÍA DE GUANABARA NA PERCEPÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS. Ambiente & Sociedade, v. 23, 2020.

Pe. Marcelo José na Praia da Beira: os currais de peixes que são colocados na Baía de Guanabara. 

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Novo Cemitério em Várzea das Moças

Novo Cemitério em Várzea das Moças 

https://www.atribunarj.com.br/novo-cemiterio-de-niteroi-deve-ser-inaugurado-em-novembro/

segunda-feira, 25 de julho de 2022

São Tiago Matamouros

Festa de s. Tiago (Maior) que era irmão de s. João Evangelista (os irmãos boanerges: do trovão) e foi o primeiro a morrer pela fé em Jesus Cristo em 44 (d. C). 

Na Idade Média (844), s. Tiago aparece em cima de um cavalo para defender os cristãos da perseguição contras o domínio islâmico da Península Ibérica.

Então, partir dessa época, as tropas Portuguesas e os reinos Hispânicos começaram a pedir intercessão de s. Tiago Matamoros, principalmente, as tropas militares.  Com essa influência, observa-se muitas histórias na literatura como nas obras clássicas: Dom Quixote de la Mancha (1605) e Miguel de Cervantes (1547-1616), por causa dessa visão de São Tiago.  

Que Santiago Matamoros interceda pelo povo de Itaoca e Praia da Luz (cidade de s. Gonçalo - RJ) mediante os desafios de vulnerabilidade social.
Visão de s. Tiago contra os mouros. Atualmete, coloca-se mais a imagem de São Tiago peregrino, para um melhor diálogo com os mulçumanos.  

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Santa Maria Madalena e o padre que levava os jovens num bairro em situação de prostituição

SANTA MARIA MADALENA E O PADRE LEVANDO OS JOVENS PARA UM BAIRRO EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO 

 

Maria Madalena (em grego: Μαρία ἡ Μαγδαληνή) - Festa de comemoração: 22 de julho -  é uma das discípulas e dedicada de Jesus Cristo. Ela é considerada santa em várias denominações cristãs e exemplo de vida nova em Jesus Cristo.

Conforme são Gregório aponta Maria Madalena como pecadora (Lc 8,2).  Tradicionalmente, é aquela que vai ao sepulcro pela manhã ver o Senhor Jesus.

Porém, a exegese Católica, atualmente,   tem mostrado outros pontos da figura de Maria Madalena. O nome Madalena não era sobrenome, mas sim, descreve o lugar de onde a pessoa nasceu: cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia. 


Missão com as mulheres em situação de prostituição. 

Há muitas missões na Igreja e uma delas é o trabalho com mulheres em situação de prostituição. Em nossa sociedade, temos diversos níveis de prostituição: infantil, juvenil, lugares mais pobres, universitárias, empresarial,... 

Entre os anos de 2009 - 2012, eu tive a graça de ajudar na missão na Vila Mimosa no Rio de Janeiro com as irmãs missionárias da França. Realmente  foi uma experiência da misericórdia de Deus incrível que experimentei com essas mulheres. 

Em uma situação, um amigo meu deu um copo de água, para uma mulher em situação de prostituição e ela questionou: "Esse copo de água é para mim? É para mim esse copo…?" Ela nesse dia experimentou a gratuidade de uma ação e não com interesse sexual de um homem.  As mulheres também diziam que aquela capela era o céu para elas, onde sentiam muita paz em seu coração.  

O PADRE LEVANDO JOVENS AO PROSTÍBULO

Nesse tempo, levava muitos jovens e adultos para um bairro em situação de prostituição no Rio de Janeiro.  Eles tinham um enorme prazer em ir comigo.  Mensalmente, levava um grupo comigo. Era uma alegria imensa. E um deles me dizia: "Padre, eu nunca imaginei na vida estar aqui nesse lugar. Anteriormente, vinha aqui para se aproveitar das prostitutas e agora estou evangelizando. Eu dizia: é o processo da cura interior meu irmão e como agora você a trata como uma filha de Deus e não objeto de seus desejos sexuais."

Houve também, uma vez, que levei uma colega de faculdade para realizar o seu trabalho de pesquisa com as mulheres em situação de prostituição. Nas entrevistas, diziam: 

"Estou aqui, por causa do dinheiro mesmo, não tenho prazer em realizar esses atos" (MSP1).

"Estou aqui para que meus 3 filhos não passem fome. As pessoas não sabem que  trabalho aqui. Sou formada em administração, mas não consegui trabalho em minha área" (MSP 2). 

Possamos, pedir a Deus que ilumine essas mulheres e que possamos ser também luzes, para levar a boa nova do Reino aos seus corações.  E que santa Maria Madalena interceda por nós e pelas mulheres em situação de prostituição.


Pe. Marcelo José 

Pe Marcelo José leva jovens aos prostíbulo e ficam encantados. 


quinta-feira, 21 de julho de 2022

A amizade

O valor da amizade
Jornal Tribuna

https://www.atribunarj.com.br/hoje-e-dia-do-amigo-entenda-a-origem-da-data/

quarta-feira, 20 de julho de 2022

A amizade

🐶A Amizade🐶

O dia do amigo (20/07) é uma bela data para lembrarmos daqueles que acabam sendo um grande tesouro de nosso coração e a própria bíblia diz que "quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. E o ouro e a prata não podem ser comparados a esse grande amigo" (Eclesiástico 6).
Cultivar as amizades. Vejo que algumas amizades a vida mesmo nos oferece e com isso, cultivamos, alimentamos.  Com o  amigo há uma verdadeira reciprocidade. Se faz necessário diferenciar das pessoas funcionais que se aproximam de nós para uma necessidade de imediato. Por isso, não posso gerar expectativas com essas pessoas, pois não são amigas e por isso que muitas vezes acabo me frustrando com esse tipo de pessoa (eu crio algo que não é).
A tecnologia é algo que deveria proporcionar a amizade entre as pessoas.  Tenho alguns amigos que converso sempre pela internet. Eles estão distantes, mas o coração unido ao meu.  Ontem mesmo, foi aniversário de um amigo e eu e mais outro amigo damos o nosso parabéns pela internet. Foi aquela alegria contagiante e rimos muito.
Porém, percebo que o mal uso da internet as relações podem se tornar mais frágeis e com isso, um distanciamento do valor da própria amizade conforme nos aponta Bauman (1982) em seu livro: "Tudo que o é sólido se desmancha no ar" que nos fala da perda da solidez da modernidade e nos mostra a metáfora da liquidez, onde o homem perde todo tipo de relação ou processo social: desde as questões amorosas até mesmo na arte, na educação, na política e na amizade. 
Além disso, vejo que se continuar com esse mal uso da internet a sociedade que é comparada como líquida pode se transformar em gasosa: como milhões de moléculas juntas que se colidem e somem ao vento. 
Contudo, possamos aproveitar a bela amizade que temos com aqueles que possuem a reciprocidade de coração e lembrem-se: são poucos (conta-se no dedo), mas que esse pouco é bem suficiente para ajudar o nosso coração quando ele precisar.  Um detalhe importante: Deus é o primeiro amigo que temos em nossa vida.

Pe. Marcelo José: o valor da amizade🐻
Padre Marcelo José: amizade

domingo, 26 de junho de 2022

Pastoral Carcerária

 *PASTORAL CARCERÁRIA DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI*


Na Matriz de São Gonçalo, tivemos a Reunião da Pastoral Carcerária e com a presença ilustre de três padres: Robertão, Ângelo Silva e Marcelo José que motivaram os agentes a recomeçar o trabalho nos presídios. 


A professora Adriana (Curso de Teologia da Estrela da Evangelização) nos falou da visão da doutrina social da Igreja Católica que começou com o papa Leão XIII (Século XIX).  Ele nos apresentou a encíclica Rerum Novarum e com o passar dos anos, vieram outros documentos sociais nos mostrando a dignidade de todos os seres humanos e inclusive com os encarcerados.  Enfim, toda base de nossa ação social deve estar na Sagrada Escritura, ou seja, em Jesus Cristo: caminho, verdade e vida (Jo 14).


Foram muitos os testemunhos que os agentes da pastoral carcerária nos deram neste encontro, pois quando saímos de nossa zona de conforto...Deus nos fala com propriedade.   


Numa visita do ex-presidente Barack Obama ao Brasil (2011), alguns manifestantes foram presos no Rio de Janeiro. Alguns jovens procuraram ajuda com Maria Cecília (membro da Pastoral), para ver qual solução poderia ser feita.  Ela indicou a pastoral carcerária e alguns disseram: "Isto existe?" 

Depois, no outro dia, um dos rapazes do partido comunista foi ao encontro do padre Robertão, na antiga sede da Pastoral, e nos explicou todo procedimento diplomático em relação à visita de um presidente no país... Tempos depois soubemos que o jovem tinha se convertido e participava do grupo de oração na UFF dando testemunho da fé cristã católica.   


Portanto, possamos dar o nosso 'sim' para Deus através das obras de misericórdia (Mt 25) e em especial, a pastoral carcerária. Possamos tocar a todos: seja o encarcerado, o policial do cárcere, o diretor, a família do preso e também a nós mesmos que recebemos muitas graças de Deus. É, de fato, um olhar bioecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1979; Costa, 2020) quando realizamos a missão em saída da Igreja.  


Deus abençoe a todos os agentes da Pastoral Carcerária.  


Pe. Marcelo José 

Assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói (RJ).





terça-feira, 14 de junho de 2022

Encontro da Pastoral Carcerária 25/06/22

Pastoral Carcerária: uma obra de misericórdia. 


 *ARQUIDIOCESE DE NITERÓI* 

Dia 25 de junho de 2022 

Das 9h - 17h

Santa Missa às 11h. 

Almoço e lanche compartilhados.



A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo que procura evangelizar nos presídios: "Estive preso e me visitaste" (Mt 25). 

A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também com ações de algumas instituições que nos ajudam na missão. 

Características da Pastoral Carcerária

1) Está junto das pessoas privadas de liberdade levando a luz de Jesus. Sempre me lembro do jovem preso: "Padre, não deixa de vir, pois o senhor traz luz e nós aqui pensamos em besteira, vingança, ódio,...Não deixa de vir, por favor". Se a luz não vai que somos nós cristãos...As trevas tomam conta. 

2) Busca a Libertação integral, pois as pessoas presas são sujeitos da evangelização e da promoção humana integral. 

3) Luta para manter a ação do exercício da liberdade religiosa nos presídios e o resgate da pessoa ao retornar a sociedade.  Acompanho alguns que saíram do presídio e estão trabalhando com dignidade. 

4) Respeita a dignidade da pessoa humana conforme nos aponta o salmo 8: sem preconceito nem discriminação, acolhendo, perdoando, recuperando suas vidas para Cristo. "Eis que faço nova todas as coisas" (Apocalipse 20).

Portanto, possamos levar a luz de Cristo para esses homens e mulheres que necessitam da graça de Deus.   

Pe. Marcelo José M. da Costa


PASTORAL CARCERÁRIA

Telefone de contato para inscrição: 

21 984781606


domingo, 5 de junho de 2022

Espírito Santo de Deus: dons e frutos

Dia de Pentecostes foi o dia que a Igreja de Jesus recebeu o divino Espírito Santo.   Os apóstolos, discípulos e Maria manifestaram a graça do céu (Atos 2) e com isso, manifestram dons, carismas, ministérios (I Cor 12-14: o dom do amor é o maio).

Renovação Carismática Católica na praça ZÉ Garoto em São Gonçalo RJ com padre Marcelo José. 

Padres Marcelo e Robinho e joanilson (RCC vicariato são Gonçalo)

Padre Marcelo com sua prima Adriana e seus filhos

Há também os frutos do Espírito Santo são (Gal 5):

1) Amor, o dom maior;

2) Alegria que contagia e é o verdadeiro exorcismo;

3) Benignidade: ser misericordioso com o próximo;

4) Bondade: tratar bem as pessoas e a natureza;

5) Castidade que guarda a pureza no corpo e na alma;

6) Fidelidade: quem for fiel até o fim será salvo; 

7) Longanimidade: ter o coração grande capaz de perdoar qualquer ofensa;

8) Mansidão: felizes os mansos, pois possuirão a terra (o mundo);

9) Paz que acalma o coração; 

Portanto, possamos invocar o Espírito Santo sempre em nossa vida: "Veni Creatur Spiritus".