sexta-feira, 17 de novembro de 2023

21a Assembleia Regional do Leste 1

A abertura da 21a. Assembleia do Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro) deu-se início com a presença dos bispos dom gilson (presidente do nosso regional), dom Fernando Rifan, dom roberto francisco, dom orani, dom luiz henrique brito, dom José Francisco, dom Luís Antônio Ricci, dom Gregório, dom Paulo Celso, dom Antônio, dom Tarcísio, Dom Ubiratan, dom Roque e dentre outros;  padres, freiras e leigos de várias pastorais  representadas. 

O tema refletido este ano é sobre: 

"Peregrinos da esperança: os desafios pastorais diante dos atuais fenômenos religiosos".

O IBGE apontou o crescimento muito grande dos fenômenos religiosos. Sabemos que existem várias denominações cristãs, sendo elas com suas diferenças: tradicionais (luterana, anglicana, metodista, presbiteriana), pentecostais (batista, Assembleia de Deus), neopentencostais (Deus é amor, Igreja da Graça, Nova Vida,...) e outras ainda, sincrentistas que misturam elementos do cristianismo/espiritismo e esoterismo;  e ainda temos, diversidades de religiões: judaísmo, islamismo, budismo, umbanda, kardecismo,...e ainda, um crescimento de 20% das pessoas que não se diziam não ter nenhum vínculo com alguma instituição religiosa. 

Como dialogar com todas essas diversidades e ainda, sem perder a nossa identidade como bons católicos? 

Como podemos crescer como pastoral mediante esses fenômenos?

Dialogar é o início de uma boa conversa. Assim, tem nos ensinado o nosso querido papa Francisco.  Na verdade, é ter sabedoria ao falar: saber como falar e respeitar as diferenças.  É saber dizer: "Eu penso diferente de você mediante este ponto e outro, mas neste é bem parecido".  

De fato, temos alguns pontos diferentes, mas muitos pontos que nos unem, principalmente entre os cristãos. 
Possamos lembrar também que o diferente não quer dizer que é meu inimigo.  

Estamos no mundo e devemos ser o sal da terra que dá o bom sabor e ainda ser luz do mundo que necessita da luz e graça de Deus (Mt 5). Possamos cooperar com nosso Senhor nestes tempos com tantos fenômenos religiosos.  


Pe. Marcelo José
Assessor regional da Pastoral da Saúde 

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Novembro Azul: prevenção dos cânceres de próstata e pênis

Novembro Azul: mês de conscientização dos cânceres de próstata e pênis.  

Neste mês de novembro, é dedicado à conscientização da Saúde do homem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de próstata e pênis.  Possamos cultivar a promoção da saúde masculina, para que possam ter uma melhor qualidade de vida. 

Câncer de próstata 

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum dentre os homens. Portanto, realizar os exames se faz necessário, para evitar um mal maior: quanto mais cedo melhor (Costa, 2023; INCA, 2023).

Este tipo de câncer pode estar ligado ao aumento de determinadas taxas hormonais, ou seja, níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos: testosterona, por exemplo) promovem um crescimento exagerado na próstata e com isso, pode favorecer um risco na saúde do homem (INCA, 2023). 

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina mediante ao desenvolvimento das neoplasias malignas (crescimento exagerado e descontrolado das células) (INCA, 2023). Em nosso país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata conforme apontam os estudos mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2023). 

Câncer de pênis 

O câncer de pênis pode ser prevenido através de limpezas diárias com o pênis.  Ensinar a criança a se limpar. Lembro de minha mãe me ensinando, após a consulta do pediatra: "Você vai limpar isso aí sozinho, todo dia hein…" (eu tinha 4 aninhos e lembro de cada detalhe). 
Há, portanto, alguns fatores que ajudam na prevenção de pênis: 

Limpeza adequada do pênis com água e sabão puxando o prepúcio para a higienização da glande. A limpeza deve ser feita todos os dias e logo após, as relações sexuais. Lembre-se da campanha: "Lave o pinto!"

Tomar a vacina do HPV, pois o vírus pode ficar incubado no corpo humano durante 20 anos; faz-se necessário todo cuidado consigo e com os outros: a castidade é a melhor forma de prevenção. 

Realização da postectomia que é a retirada do prepúcio, pois a pele dificulta a cabeça do pênis e com isso, não permite uma higienização adequada. 


No Brasil, foram registrados 1900 casos de câncer de pênis e 459 órgãos masculinos foram amputados em 2022.  Educar para prevenir, pois prevenir é ainda, o melhor remédio (INCA, 2023).

Portanto, possamos agir num olhar inter/multidisciplinar no cuidado da saúde do homem onde todos cooperam nesta ação de divulgação e conscientização: os cidadãos, os profissionais de saúde e o governo (Costa, 2023). 


Pe. Marcelo José M. da Costa
Psico-oncologista 

Referências:

Costa, Marcelo José M. da Costa. THE MULTIDISCIPLINARY LOOK AT THE ONCOLOGICAL PATIENT: PALLIATIVE CARE, SPIRITUALITY AND BIOETHICS. Health and Society, v. 3, n. 02, p. 277-315, 2023.

Estimativa de 2023: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2022. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Os vingadores: reflexão sobre o luto e resiliência

O filme "Os Vingadores - Ultimato" (2019) arrebentou as asas da nossa imaginação e ainda, mexeu profundamente com os nossos sentimentos.

Ao ver o filme, fui percebendo a relação das fases do luto (conforme Elizabeth Kubler-Ross: negação, ira, barganha, depressão/tristeza e aceitação) de cada personagem, após a morte de alguns amigos mediante o estalo de Tanos: 

Hulk lidando com seu outro "eu" (irascível) já não ver como uma doença,  mas sim, um aliado (psicologia positiva) e se torna o Dr. Hulk com intelecto e bem humorado; realmente quando nos aceitamos vem a paz interior conosco mesmo.

Homem de Ferro tem uma filha e se dedica a sua nova fase da vida e a ama profundamente e ela retribui falando do seu amor: "Te amo mil milhão" ou "3000" (alguns falam que é o número de horas filmados pela franquia nestes 10 anos).  

Capitão América se torna resiliente e abre um grupo de apoio ao luto.  Ele mesmo em seus conflitos acaba sendo um tutor de resiliência para outros: superando as adversidades com um olhar positivo e manifestando desenvolvimento humano; e ele sempre mostra ser um homem de conduta, da boa moral.  O quanto nos ensina o caráter. 

Mas encontramos alguns que ficaram na depressão como o Thor que ficava isolado de todos e virou um beberrão (tentava amenizar a dor da perda, mas como dizia um músico: "Tentei afogar as mágoas, mas as danadas sabiam nadar").  Além disso, se refugiava através dos jogos on line, onde ele tinha uma "melhor segurança de sua vida" (possamos tomar cuidado com as nossas fugas diárias que nos atrapalham de crescer emocionalmente). 

A viúva negra com um olhar bem distante e sem expressão: a vida sem o sabor, sem o sal, sem um sentido, por causa da perda dos amigos. 

No filme, há um insight (luz súbita) do filme "De Volta para o Futuro", ao qual, os personagens refletem que não existe essa realidade paradoxial do filme e eles concluem: "fomos enganados por anos" (Eu gostei muito dessa cena. Kkkkkk). 

Uma crítica  sobre o desenrolar do filme é que se tivermos o emocional infantil/imaturo... não vamos aceitar as coisas que nos acontecem, principalmente, a morte.  Já dizia um filósofo existencialista: "O ser humano é um ser para morte. A única coisa que tem certeza quando nasce é que vai morrer.  Ele é o único ser que tem consciência que vai morrer." (Heidegger).

Portanto, são muitos os filmes que estão passando sobre viagens temporais e aprendemos com as mudanças e com os próprios erros em minha vida e história (Livro: a arte de aproveitar as próprias faltas).

Posso, no entanto, ressignificar os meus atos que não foram tão bons.  Aprendendo a cada dia com os erros.  A vida é sempre uma escola, em que, aprendemos sempre (Costa, Yunes, Achkar, 2020; Costa, Yunes, Achkar & Pereira - na prole). 

Outro Ponto importante: é que somos os protagonistas de nossa própria história, ou seja, somos os verdadeiros heróis que superamos os desafios presentes e com isso, o empoderamento (Yunes, 2018). "PARA O ALTO E AVANTE." 


A ESPERANÇA: O HOMEM FORMIGA

A Esperança vem de onde menos imaginava: do homem formiga (imagem de uma coisa bem insignificante) que ficou na dimensão quântica e percebeu que viajou no tempo.    

Com a sua percepção, motivou o Capitão América, o líder do grupo, e foram ao encontro dos outros gerando assim, a esperança de salvar os amigos do grande vilão Thanos.  Cada um foi em um tempo pegar as jóias antes de Thanos e poder mudar a história.   


História do Homem de Ferro


"Quando Stan Lee começou a pensar nos traços característicos do personagem Homem de Ferro, ele pensou em criar um homem rico e glamouroso. Com isso em mente, Tony Stark acabou se baseando no lendário empresário estadunidense Howard Hughes, um inventor, aventureiro, multibilionário e mulherengo notável da época."

"Na verdade, Lee criou o Homem de Ferro como um desafio, pois era a oposição de tudo o que os aficionados da Marvel estavam habituados a ver seus heróis representar. De qualquer forma, ele enfrentou essa geração idealista que rejeitava a guerra e o materialismo, conseguindo fazer com que o vendedor de armas se tornasse em um dos personagens mais amados do universo Marvel." (Fontes de um site: www.aficionados.com).  



Alguns textos falam sobre Howard que não recebia os afetos do Pai e com isso, cresceu sem expressar seus sentimentos através do abraço.  O personagem também se apresenta assim nos seus 10 anos.   

Mas, algo o muda no último filme: as perdas, principalmente do Peter Parker ao qual gostava muito.  É claro que  ele soube desenvolver seus afetos com sua filhinha (linda demais) e quando tem a oportunidade de abraça seu pai na sua viagem na década de 70 ele não perde tempo.  E também, quando ver seu amigo de volta, o homem aranha...Dá aquele abraço cheio de ocitocina (hormônio da alegria, da felicidade) e ele sem entender muito bem diz: "Isso é muito bom, muito bom mesmo."  (Cena sensacional).


A Dignidade do Martelo

A cena quando o Capitão América pega o martelo… Nossa! Veio uma alegria incrível no coração.   Lembrei logo da  dignidade que eu possuo, o quanto tenho a vida, a família, a Deus, possuo inteligência e vontade ao qual posso produzir….(Salmo 8: o que é o homem Senhor, para tratá-lo com tanto carinho?!).  Thor por sua vez diz: "Eu sabia".  Deus, muito mais, torce por nós todos e todos os dias. Acredite!


Ele luta contra o adversário Thanos… O Capitão perde praticamente seu escudo, em que, Thanos destrói.  O inimigo aparece com outros inimigos… Ele ali sozinho mas, determinado a combater...e com o olhar fixo na luta.  

Tantas vezes, queremos desistir na primeira luta e colocamos já no coração a derrota: "Não tem mais jeito, fazer o que?", "Não vou conseguir", "Sou um fracassado".  Essas frases são distorções cognitivas que atrapalham nosso proceder e nos direcionam para o fracasso. Devemos, no entanto, mudar de pensamento e seguir com o olhar positivo:

Surgem do nada os outros heróis que retornam e vem lutando e dando mais ânimo ao Capital América e devemos lembrar que não estamos sozinhos na luta do dia a dia. Temos Deus, os anjos e santos, nossos amigos que estão a nosso favor (Ap 4-8; Hb 11-12).

 "Se Deus é por nós quem será contra nós." (Rom 8).  


Curiosidades:

- Thanos quer dizer morte em Grego.  Ele trouxe a morte de 50% da população universal.   O autor coloca esse nome de forma intencional.   Um estudo a respeito da morte se chama TANATOLOGIA (fases do luto, perdas, lutoterapia, morte e morrer).

- Estudos sobre Resiliência humana nos ajudam a crescer em momentos de adversidade, problemas: ter um olhar positivo, transcendente, de espiritualidade, coesão, criatividade, proatividade conforme nos aponta Froma Wash (2016). 


Pe. Marcelo José 

Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano 


Referências:

Costa, M. J. M., Yunes. M. A. M. (2022). A técnica do gibi como recurso metodológico qualitativo na área da psicologia.  Appris. 

Yunes, M. A. M. (2018). Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes http://ref.scielo.org/n


segunda-feira, 9 de outubro de 2023

honestidade; desonestidade; ética; moral.

A história de Pinóquio nos fala de ações não honestas, sem sinceridade e mentirosas.  Com isso, apresento-lhes os mitos da desonestidade, pois acabamos agindo, mas sem termos consciência: 

I. A desonestidade compensa. 

1. A pessoa ver o benefício mas esquece que pode ser pega e/ou presa; 

2) pode achar que algo é aceitável no contexto (a falsa cultura do todo mundo rouba).

3) sente que se trata de uma contrapartida justa por causa da injustiça que está sofrendo.  Uma pessoa pegou R$ 100.000 no banco, mas não quis pagar, pois falou que o banco rouba muito com os juros. 

II. O problema são as maças podres. Pensar que o outro é desonesto mas pratico pequenas ações desonestas como não devolver o troco a mais, furar filas e etc. Portanto, temos os nossos pontos cegos ético e morais, onde não temos consciência. 

III. Quanto mais controle melhor. O excesso de controle gera efeitos colaterais sobre as pessoas e com isso o impacto negativo no bem estar, na autonomia,...;

Possamos sempre recordar da Palavra de Deus e dos códigos éticos, para realizarmos ações honestas aprimorando a cada dia, pois ações contínuas se tornam bons hábitos. 

Pe. Marcelo José
Arquidiocese de Niterói

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Laudato-Deum

O papa Francisco escreveu mais uma carta sobre o cuidado da casa comum (carta ecológica) e nos alerta das mudanças climáticas que ocorrem no mundo. Com isso, faz-se necessário todo o zelo com a Terra: juntos somos mais.

"LOUVAI A DEUS (Laudato-Deum) por todas as suas criaturas»: foi este o convite que São Francisco de Assis
fez com a sua vida, os seus cânticos e os seus gestos. Retomou assim a proposta dos salmos da Bíblia e reproduziu a sensibilidade de Jesus para com as criaturas de seu Pai": 

«Olhai como
crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles» (Mt 6, 28-29).

«Não se vendem cinco
pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de
Deus» (Lc 12, 6). 

Como deixar de admirar esta ternura de Jesus por todos os seres que nos
acompanham no nosso caminho?

Possamos juntos colaborar com Deus na sustentabilidade da obra da criação, pois Ele nos deu o domínio, para cuidar e zelar o nosso meio ambiente. E que são Francisco de Assis interceda por todos nós na caminhada ao Reino: "Senhor, fazei de mim instrumento de vossa paz!"  

Pe. Marcelo José Monteiro da Costa

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

A parábola do varal e dos pregadores Quando

A parábola do varal e dos pregadores 

Quando se coloca a roupa no varal tem que estar atento com o vento, pois às vezes, é muito forte.  Com isso, se faz necessário colocar os pregadores para manter a roupa no varal e assim, cecar a roupa. 

Deus é o que cuida do varal.

O vento é o mal, as ideologias mundanas ou coisas que nos afastam de Deus. 

Os pregadores são as armas que nos defendem mediante as ameaças de nossa vida espiritual: 

- leitura da Palavra (ler todo dia); 
- vida sacramental: confissão, eucaristia,...
- jejum, penitência e mortificação 
- caridade aos irmãos 
- evangelização 
- formação permanente
- dentre outros; 

Portanto, possamos fixar os nossos olhos para que a vontade de Deus em nossa vida e não deixa nenhum vento que possa nos atrapalhar no crescimento espiritual. 

Pe. Marcelo José

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

CEU: CONDOMÍNIO ESPIRITUAL UIRAPURU

CEU: CONDOMÍNIO ESPIRITUAL UIRAPURU 
FORTALEZA - CE

É um condomínio que foi inspirado pelo Frei Hans (Fazenda Esperança), onde ele teve a ideia de que as comunidades católicas pudessem conviver em um único espaço (Cor unum et anima una):

- Canção Nova 
- Shalom
- Obra Lumen
- Com. Vinde a mim
- Obra de Maria
- Sol nascente
- Oásis da Paz
- Toca de Assis
- Fazenda Esperança 
- Novos Horizontes
- Lar Sacerdotal
- Beija Flor
- Folcolares
- Dorotéias
- Carmelitas
- Beneditas
- O caminho
- ANSPAZ (Rainha da Paz)
- Intervalo
- A igreja que sofre
- casa do menor

No início da Igreja Primitiva, era um só coração e uma alma e perseveram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, na fração do pão e oração (Atos 2, 42).

Há, além disso, os trabalhos sociais (caritativos) de cada comunidade:

- lar santa Mônica que cuida de crianças e adolescentes em situação de risco;
- casa do padre idoso;
- crianças soro positivas;
- trabalho com ex presidiário;
- pessoas em situação de rua;
- pessoas com sequela de COVID e outras doenças;
- pessoas idosas;

Portanto, o CEU é um condomínio com várias associações católicas com as suas diversidades e carismas, mas que mantêm a unidade conforme a Igreja nos pede. Que o CEU seja um exelente exemplo para muitas dioceses em nosso Brasil e o mundo. 

Pe. Marcelo José M. da Costa
Arquidiocese de Niterói 
Assessor das Pastorais Sociais

domingo, 3 de setembro de 2023

Cenáculo Mariano: Regional Leste 1 (02/09/23)

Movimento Sacerdotal Mariano 
02 de setembro de 2023.

Catedral do Rio de Janeiro - Brasil. 

Estivemos reunidos na Santa Missa com o Cardeal Orani, alguns padres e leigos do Movimento Sacerdotal Mariano: Otávio Piva, Ivanize, Neia e dentre outros representantes.

As crianças neste encontro tiveram um belo destaque mediante as orações que fizeram a Deus e nos ensinou que devemos ter muita simplicidade em nossa vida.  Elas puxaram o santo o terço e rezaram com o coração aberto diante do Santíssimo Sacramento exposto. 

Padre Marcelo José, assessor eclesiástico do MSM, nos falou da importante de olharmos para Deus acima de tudo e que os problemas em nossa vida não são maiores que Deus, mas sim Deus acima de qualquer dificuldade. O saceedote, no final, deu a bênção do Santíssimo.

Início do Movimento

O Movimento surgiu com o padre Gobbi, italiano, que teve a missão de difundir as mensagens de Nossa Senhora através da Locução Interior (dom do Espírito Santo que apresenta a intercessão de Nossa Senhora).  Em suas mensagens não há nada contra fé e a moral e está em sintonia com a Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério da Igreja e com isso, é um movimento aprovado pela própria Igreja e nos prepara para segunda vinda de Jesus Cristo. 

Um testemunho

Uma vez, a mãe do Guido (servo de Deus, surfista) foi falar com o Cardeal Orani sobre o início da vocação do seu filho que se iniciou nos Cenáculos Marianos nas casas.  A partir disso, o Cardeal falou que possa multiplicar os cenáculo em todas as paróquias do Rio de Janeiro. 

Portanto, possamos multiplicar os cenáculos nas casas, nas nossas igrejas, nos trabalhos e em especial, realizar os cenáculos com as crianças, para que elas possam estar protegidas por nossa Mãe do Céu e seu Filho Jesus. 

Pe. Marcelo José 
Assessor do Movimento Sacerdotal Mariano no Regional Leste 1 
(Rio de Janeiro).

Pe. Marcelo, assessor do MSM, realizando a adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral do Rio de Janeiro. 

As crianças realizaram o cenáculo mariano neste belo dia.  

Cardial Orani Tempesta presidiu a santa missa e fez a consagração à nossa Senhora.

Dona Nizete uma das apóstolas do cenáculo Mariano. 

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Soft Skills: habilidades leves no cotidiano

"Soft Skills" ou habilidades leves nos mostram as habilidades comportamentais e interpessoais que uma pessoa pode usar para melhorar a comunicação, colaboração e interação entre as pessoas de maneira eficaz.
Há diversas habilidades que podemos desenvolver a cada dia: 

Assertividade: não julgar, não agir com agressividade e nem omitir, mas falar com clareza e sabedoria (não gostei disso, não me fez bem);

Resiliência: buscar sempre um olhar positivo, transcendente e de espiritualidade nas situações difíceis (Walsh, 2016; Costa & Yunes, 2022);

Empatia: colocar-se no lugar do outro é muito importante. "Faça pelos outros aquilo que você queria que fizesse por você" (Tobias 4,4);

Comunicação: comunicar-se com clareza, de modo objetivo e claro; 

Relacionamento interpessoal é um desenvolvimento da própria inteligência humana (Gardner); 

Espírito de equipe: juntos somos mais fortes e com o mesmo objetivo (I Cor 12: a igreja é um corpo); 

Gestão de tempo: aproveitar melhor o tempo realizando esquemas de horários; 

Liderança: liderar é uma arte. É desafiar a si próprio a cada dia; 

Persuasão: a forma de comunicar e convencer sem perder a ética e moral; 

Criatividade: a imaginação auxilia muito para a realização de coisas novas; 

Visão estratégica: organizar um tempo para agir com mais clareza (observar os ponto fortes e fracos); 

Positividade: mesmo com dificuldades, mas tendo um olhar resiliente; caso não tenha solução partir para outro objetivo (Costa, Yunes, 2022);

Resolução de problemas: sempre tem uma saída no fim do túnel. 

Inteligência emocional nos favorece no fortalecimento e resistência nas dificuldades. 

Proatividade: ação que nos favorece na resolução dos problemas anfemeramente;

Adaptabilidade nos ajuda sempre nas coisas novas, pois sempre estamos aprendendo. 


Possamos criar essas habilidades para desenvolvermos uma interação melhor com o outro, seja no cotidiano, no trabalho, na família. 


Pe. Marcelo José 
Mestre em Psicologia Social e do desenvolvimento humano

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Nefarious

Nefarious (2023) é um filme sobre ação demoníaca, porém aqui não se apresenta com um estilo Hollywoodiano: sensacionalista e com alguns pontos fantasiosos (coisa que eu não gosto pessoalmente), mas apresenta a ação do mal em sua manifestação através de sua inteligência formidável  e de como ele age em nosso dia a dia, por meio das tentações que sofremos ou até mesmo com opressões ou obsessões (Frei Elias Vella; Gabriele Amorth: exorcistas).

O padre Carlos Martins, sacerdote dos Companheiros da Cruz, viu e gostou muito do filme. Ele é exorcista há 20 anos e serviu de consultor (teológico na área da demonologia), para a produção do filme.

O filme não apresenta a ação do mal com os fenômenos extraordinários: levitação, força extraordinária ou outras coisas, mas a ação de como pensa o demônio e suas estratégias de sugestões, para instigar a nossa mente humana e nos tirar a esperança em Deus e na vida (Ap 12; Frei Elias Vella).  

O mal sempre tenta nos tirar a paz interior e esse sinal é importante de realizarmos renúncias quando formos tentados: "Sede sóbrios e vigiai, pois o vosso adversário, demônio, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé (Carta de S. Pedro 5, 8-9).

"Quanto à capacidade da própria natureza, os demônios podem ter as mesmas coisas que os anjos bons, porque é da natureza comum deles. Contudo, há diferença no uso da capacidade segundo a bondade e a malícia da vontade, pois os anjos bons intencionam pela caridade ajudar o homem a atingir o bem e o perfeito conhecimento da verdade; mas o demônio intenciona impedir isso, assim como outros bens do homem" 
(Santo Tomás de Aquino, sobre o mal/questão 16 - Tradução: Paulo Faitanin e Bernardo Veiga, 2022).

Portanto, o filme não é um filme de "terror" (mas sei que a maioria vai rotular isso), mas nos faz refletir como o mal age no mundo com sua inteligência tentando nos enganar a cada momento. Possamos usar as melhores defesas por meio da oração, vida sacramental, jejum, penitência, mortificação, caridade.   

Pe. Marcelo José 
Arquidiocese de Niterói 

*Graduado em Filosofia, Teologia e Mestre em Psicologia.  Cursos de Angelologia e Demonologia (Frei Elias Vella, Padre Rufus, Obra dos Anjos, Seminário S. José, Paulo Faitanin).

Filme Barbie: reflexão

O filme barbie (2023) faz a sua própria crítica de um mundo esteretipado, de qualquer tipo de condicionamentos que possam tirar  a identidade e liberdade do ser humano.  

É um filme para adultos, pois tinha uma criança ao meu lado do cinema que detestou e ainda mais, o filme foi legendado: "Eu não gostei desse filme, mãe".

E ainda, tinha uma adolescente insatisfeita, pois não entendeu nada do filme e lhe falei: É o mundo do tic toc que quer nos conduzir e tirar a nossa dignidade...(mundo do mais fácil, prático, sem esforço).

A dificuldade dos binômios em nossa sociedade: homem e mulher,  patriarcal-matriarcal, hetero-lgbt+, rico-pobre,...que não conseguem ter uma harmonia mediante as polarizações. Isso nos causa um desgaste emocional muito grande com conflitos internos conosco e com os outros (o respeito aos outros é uma das saídas para harmonizar essas situações). 

O filme nos mostra pontos de reflexão de como estamos vivendo a nossa vida: trabalhos repetitivos que nos tiram a liberdade e a criatividade de nosso lazer. 

Viver no nosso próprio mundo como o da Barbie ou do Ken mediante o nosso egoísmo e ainda,  pode acentuar e piorar num narcisismo. 

Contudo, se faz necessário olhar para dentro de nós mesmos e observamos quem somo nós e qual o nosso papel nesse mundo sem condicionamentos que nos tiram a própria liberdade e identidade. 

- - - 

- A filosofia do sentido de vida de Victor Frankl aponta para o "espiritual" no homem que compreende, ontologicamente (o ser), a dimensão de lucidez e autoconsciência que nos ensina a confrontar com toda gama de condicionamentos: sejam estes sociológicos, biológicos ou psíquicos que nos ajudam a desvendar a capacidade humana de decisão e autoconfiguração: 

"Por definição, o espiritual é só o livre no homem. Partindo de um princípio, chamamos 'pessoa' só aquilo que pode comportar-se livremente, sejam quais forem as circunstâncias" (Frankl, 1995, p. 96).

Portanto, a dimensão espiritual auxilia a humanidade com a capacidade de tornar inteligíveis as dinâmicas de determinação e controle de que ele participa, transformando o que a princípio mostra-se como automatismo em autonomia.

Pe. Marcelo José 
Filme Barbie (2023), WB. 

quinta-feira, 20 de julho de 2023

A amizade: um grande valor

Hoje é dia do amigo que é um bom aliado para a nossa vida. 
Lembrem-se: os amigos verdadeiros contamos no dedo.  São poucos, mas fiéis companheiros. 
Ele sabem tocar a nossa alma e nosso ser.  Sabem como estamos apenas num olhar. 
Eles podem estar distantes, mas estão próximos ao nosso coração. 

"Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro. O ouro e a prata não podem ser comparados a esse amigo" (Eclo 6). 

O verdadeiro amigo nos aponta para o melhor amigo: Deus. 

Feliz dia do amigo!

Pe. Marcelo José

sexta-feira, 16 de junho de 2023

The Flash, o filme

The Flash, o filme (2023)

⚡Barry Alen não aceita a ideia da morte da mãe e com isso, volta ao tempo, mas acaba alterando a sua linha do tempo e gerando outra linha do tempo (a ideia do multiverso como uma verdadeira macarronada). 

Esta linha do tempo o alguns heróis não existem: Superman, Mulher Maravilha, Aquamam, Ciborgue,... Mas está presente o General Zod, Supergirl, Batman (1989). 

O filme está sensacional e ainda, faz referência de vários heróis de outros universos (filmes já realizados ou cancelados): muitas homenagens foram feitas neste filme como o superman de Christopher Reeve. 

Eu gostei, também, da referência do primeiro ator de De Volta para o Futuro: Eric Stoltz que está  linha do tempo alternativa (mas que na nossa linha do tempo foi substituído por M. J FOX: veja no google para entender melhor).

💡A moral que The Flash nos ensina é que devemos viver com as nossas marcas, pois nos fazem crescer. Caso não viva minha história, entro numa paranóia (vivo numa realidade que não existe) ou em outros problemas psicopatológicos. 

Há, portanto, nas dificuldades da vida processos de resiliência que nos proporcionam nosso desenvolvimento humano. 

O Batman se transformou em herói mediante suas marcas na vida, ao qual, chamamos de mecanismos de proteção: força, olhar positivo, transcendência, resistência, coragem, determinação, proatividade e dentre outros aspectos, conforme apontam alguns cientistas da área (Costa, 2020; Yunes, 2003; Walsh, 2005). 

Pe. Marcelo José 
Analista filosófico e psicológico de desenhos e filmes nas horas de lazer.
          The Flash, o filme (2023)
  Filme: De Volta para o futuro teve a substituição do ator Eric Stoltz pelo ator M. J. Fox. 

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Corpus Christi em São Gonçalo - RJ

Corpus Christi é a festa na igreja católica a respeito do Corpo e Sangue de Jesus.  Jesus ao vir a terra fala aos seus discípulos que Ele é o Pão vivo descido do Céu e verdadeiro alimento para a vida eterna.  Ele aindafalou que é a verdadeira bebida por meio do seu sangue (Jo 6).   Na última ceia, Ele institui a Eucaristia: Corpo e Sangue dEle nas espécies do pão e do vinho.  Jesus delega seu poder aos apóstolos de continuar sua obra de salvação e redenção: são Paulo, apóstolo nos dá o exemplo em I Cor 10 - 11.
Ao longo da história da Igreja, houve sempre a celebração das missas e até mesmo em período de perseguição (celebrava nas catacumbas). Com o tempo, tivemos vários milagres Eucarísticos, onde a o Pão consagrado se transforma num pedaço de carne (pedaço muscular do coração): 

a) Lancione (Itália, séc. VII) quando o padre teve dúvidas da Eucaristia: "Será que estou enganando esse povo que esse pedaço de pão é Jesus?!" Na mesma hora, a Eucaristia se transformou em carne e detalhe que a carne não aprodeceu até hoje. 

b) Orvieto (Itália, 1263) de onde vem toda a história do dia de Corpus Christi. A Festa de Corpus Christi  surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.  Santo Tomás na época escreveu um lindo poema para Jesus: Tantum Ergo Sacramentum (Tão sublime sacramento. Adoremos neste altar...). Em 11/08/1264, o Papa Urbano IV aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde  prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. 

c) Ferrada. Aconteceu este milagre na Basílica de Santa Maria in Vado, no século XII. Propagava-se com perigo a heresia de Berengário de Tours (†1088), que negava a Presença real de Cristo na Eucaristia. Aos 28 de março de 1171, o Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotes celebravam a Missa de Páscoa; no momento de partir o pão consagrado, a Hóstia se transformou em carne, da qual saiu um fluxo de sangue que atingiu a parte superior do altar, cujas marcas são visíveis ainda hoje.   

d) Offida (Itália, 1273). Ricciarella Stasio era uma devota imprudente, pois realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia. Porém, mediante uma profanação, a Hóstia se transformou em carne e sangue. Foram entregues ao pe. Giacomo Diattollevi, e são conservadas até hoje. Depois do fato, ocorreram várias graças de Deus. 

e) Argentina. Na capital Buenos Aires, ocorreram três milagres eucarísticos nos anos 1992, 1994 e 1996, na Paróquia de Santa Maria de Buenos Aires.  Em 1992, o sacerdote guardou a hóstia consagrada em um recipiente com água, que depois foi colocado no sacrário para que se dissolvesse. Porém, sete dias depois, apareceu uma cor semelhante ao sangue. No domingo seguinte, durante duas Missas, foram vistas pequenas gotas de sangue nas patenas com as quais os sacerdotes davam a comunhão.

Há muitos outros milagres Eucaristicos espalhados no mundo e que mostra a presença real de Jesus na Eucaristia.  O tapete de Corpus Christi é realizado para que Jesus, o rei, possa passar.  Usamos a arte, para demonstrar a nossa fé em Jesus e um dos tapetes que tem maior extensão (2km) na Igreja Católica fica na cidade de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. Falam que é o maior da América Latina, mas nem no google encontro o maior do mundo?! Caso for o maior do mundo possamos reivindicar o nosso tapete de Corpus Christi. 

A paz! Deus ilumime a todos!

Pe. Marcelo José 
Arquidiocese de Niterói 

terça-feira, 18 de abril de 2023

filme: Super Mario Bros

O Filme: Super Mario Bros
É um filme baseado no jogo Super Mario Bros (Nitendo/Atari), onde dois irmãos encanadores vão para outro mundo. 

Neste Reino, eles descobrem um grande vilão: O Rei Bowser Koopa, conhecido no Japão como Koopa (クッパ Kuppa) que ameaça os reinos e ainda, quer se casar com a Peach, a princesa do reino dos congumelos.  Há também, o Reino dos Gorilas que contém o personagem Donk Kong e sua turma (Atari/Nitendo). 

Durante o filme, há lindas passagens que faz referência aos jogos do Mario Bros desde o Atari (apresenta no fliperama) e até os outros consoles (NES, SUPER, NITENDO 64,...) Algumas belas piadas que só os adultos conhecem mesmo, principalmente quem foi criança/adolescente na década de 80/90. 

É pura nostalgia que faz a nossa criança interior pular de alegria e assim, animar a vida do nosso mundo adulto. 

É aconselhavel ver com toda a família, pois é bem divertido e uma bela arte da humanidade que é chamada a sétima arte; e na sua origem: o game (Costa & Yunes, 2022). 


No cinema:
Tinha um garotinho na fila e a recepcionista perguntou-lhe: "Você tem cara que vai ver Mario, né? Ele todo sorridente responde: "Simmmm". E me pergunta logo: "E você, vai ver qual filme?" Eu repondi: "Claro que vou ver, Super Mario Bros E além do mais, eu escrevo sobre videogame, sabia?!" Ele abriu os olhos e me respondeu: "Que legal...!" 

# no filme tem duas cenas pós-créditos. 

Pe. Marcelo em histórias anfêmeras

quinta-feira, 23 de março de 2023

Encontro com os padres, Diáconos, Freis da Pastoral da Saúde e capelães hospitalares do Regional Leste 1.

Encontro com os Padres, Diáconos e Freis da Pastoral da Saúde e dos capelães do Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro).

Dom Paulo Celso, assessor episcopal da Pastoral da Saúde em nosso Regional, deu início ao encontro com um momento de oração. 

Logo após a oração,  Dom Paulo Celso fez alguns apontamentos da nossa ação pastoral dando o melhor exemplo: o Bom Pastor Jesus. Ele ainda, apresentou algumas reflexões do documento de Aparecida, para a nossa missão nos hospitais. 

“Os hospitais são hoje verdadeiras ‘catedrais da dor’, onde se torna evidente também a força da caridade que ajuda e leva a compaixão" (Papa Francisco).

“Não pode faltar, entre as obras de misericórdia, a de visitar e ajudar os enfermos” (papa Francisco). 

Em um outro momento, o dr. Babo nos falava sobre FOME e SAÚDE.  Ele aproveitou todo esse momento da campanha da fraternidade, pois quem passa fome tende a não ser saudável.  E essa temática tem tudo haver conosco da Pastoral da Saúde. 

"Estive enfermo e me visitastes" (Mt 25). 

Por fim, tivemos uma roda de conversa, onde cada participante se apresentava e ainda,  mostrava seus trabalhos nos hospitais. Foram belíssimos testemunhos que edificaram o nosso dia de encontro. 

Pe. Marcelo José 
Pastoral da Saúde do Regional Leste 1.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Avivamento Canção Nova (11-13/02/23

A associação Pai Rico em Misericórdia esteve presente no Avivamento, onde os pregadores: Moisés Rocha (Filhos de João Batista), Pe. Roger Luís,  Frei Gilson e dentre outros falaram sobre o Reino de Deus.  Deixar que o Reino possa acontecer em nós mesmos mesmo mediante as dificuldades da vida. Possamos ser prudentes como as virgens prudentes: atentas para o Noivo que é Jesus.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

RESILIÊNCIA E CALAMIDADES COM CHUVAS

RESILIÊNCIA E CALAMIDADES COM CHUVAS 
As chuvas em nosso Brasil estão cada vem mais frequentes e com isso, gerando muito medo na população.  Faz-se necessário, no entanto, um olhar resiliente mediante aos mecanismos de risco presentes como: perdas de objetos, de casas, de familiares e até mesmo de lugares como algumas pessoas que foram impedidas de voltarem para as suas casas no Engenho Pequeno (São Gonçalo), pois o risco de desabamento é muito grande. 
Conforme a pesquisadora Yunes (Yunes, 2015), pós doutora no assunto de resiliência, “a resiliência é frequentemente referida por processos que explicam a superação de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações com consequentes transformações e fortalecimento pessoal e coletivo dos envolvidos”.  Há, portanto, vários focos neste assunto, seja ele, individual (Yunes, 2001;), familiar (Walsh, 2015), profissional (Costa, Yunes & Achkar, 2020) ou comunitário (Achkar & Yunes, 2020).
Mediantes estas chuvas torrenciais, o âmbito mais específico é a resiliência comunitária que consoante Ojeba, La Jara e Marques (2007) definem o conceito de resiliência comunitária como “condição coletiva para superar desastres e situações de adversidade maciça e construir sobre elas”.  Eles apresentam OS PILARES DA RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA: 

Solidariedade: adesão à causa ou empreendimento como ou dos outros, com o fim comum a todos.  Um paroquiano da Matriz de São Gonçalo perdeu a sua casa, mas no outro dia agradeceu muito a Deus pelos seus irmãos da Igreja, do seu trabalho e amigos:

Eu perdi a minha casa com a chuva, mas agradeço a Deus por ter-me providenciado a nova casa neste momento de chuva.  Agradeço aos irmãos da Igreja, do trabalho e amigos que são até mesmo de outras religiões...(P1).

honestidade estatal ou administrativo: refere-se à gestão  decente e transparente da “coisa pública”, porém vai mais longe que administração e burocracia limpas;

A ONU e  outras instituições realizaram um plano que visa minimizar os grandes impactos ocasionados pelos desastres: Estratégia Internacional para a Redução de Desastre (EIRD) e Marco de Ação de Hyogo – MAH (2005-2015) (ONU, 2005).  De fato, possa se colocar em prática essas ações e as nossas, também, evitando jogar lixos nas ruas (Amorim, Quelhas & Motta, 2014).

Identidade cultural: implica essa persistência na unidade, atravessando mudanças, circunstâncias diversas e adversas e cenários muito diferentes;
Humor social: o humor é uma estratégia de ajuste que contribui para uma aceitação madura da desgraça comum - distanciamento em relação ao problema - tomada de decisões para resolvê-lo;
Autoestima coletiva: refere-se à atitude e ao sentimento de orgulho em função onde se vive; 
São vários exemplos que podemos tirar neste momento com a solidariedade: dos bombeiros e vários outros profissionais; a ajuda das pessoas com alimentos, roupas, águas, material de higiene; doação financeira de vários lugares do Brasil (recebi e repassei para as igrejas que são  núcleo de caridade), pessoas de vários credos religiosos se unindo para ajudar.   De fato, são excelentes mecanismos de proteção e de salutogênese (vida mais saudável) para que o homem possa se tornar homo salus, ou seja, uma melhor promoção de saúde para si e os outros (Costa, 2020). 
Contudo, a resiliência é um referencial teórico que possa favorecer uma melhor atuação diante das chuvas frequentes em nosso país.   A questão da resiliência comunitária proporciona intervenções positivas ou protetoras que visam realizar a promoção do ser humano com seu bem-estar subjetivo e coletivo, principalmente, aqueles que vivem em situações de risco pessoal e social (Amorim, Quelhas & Motta, 2014).  
O conceito de resiliência comunitária possa auxiliar nas políticas públicas em nosso Brasil, e com isso, conduzir as autoridades, os agentes sociais e as pessoais para um melhor desenvolvimento humano e comunitário (Yunes, 2015).  

Padre Marcelo José 
Mestre em Psicologia Social.

BIBLIOGRAFIA

Achkar, A. & Yunes, A. M. (2020). Considerações teóricas sobre o conceito de resiliência comunitária e os indicadores de saúde comunitária.
Amorim, M. F., Quelhas, O. G., & Motta, A. L. T. (2014).  A resiliência das cidades frente as chuvas torrenciais: estudo de caso do plano de contingência da cidade do Rio de Janeiro. 
Costa, Marcelo José M. (2020). Resiliência Profissional em equipes de saúde que cuidam de pacientes com câncer. 
Yunes, M. A. M. (2015).  Psicologia dos desastres e resiliência comunitária: reflexões sobre a boate KISS.  
Yunes, M. A. M. (2018). Super-heróis como promoção para resiliência.
Mesmo com chuva ter um olhar resiliente 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Evangelizar com games: a vovó gamer

Olha quem está jogando aqui?

https://www.instagram.com/reel/CoSq-0PAMiB/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

É a querida vovó do meu nobre brother @emmanuelbarross. Realmente, jogar videogame não tem idade mesmo. Ela tem 80 anos de idade e tem mal de parkson (jogar videogame a ajudar muito com sua doença).  
Ela liga o videogame sozinha e escolhe seu jogo e sem deixar as suas atividades domésticas: arrumar a casa, cozinhar, fazer compras.  É um belo exemplo essa vovozona. 

Há tempo para tudo (Eclesiastes 3):

Tempo de plantar e tempo de colher.
Tempo de trabalhar e tempo de jogar.
Tempo de estudar e tempo de brincar.
Aproveite o tempo para administrar bem a vida e com qualidade. 

 Deus os abençoe sempre. 

Pe. Marcelo José 
Evangelizar com arte: vovó gamer. 

#vovogamer #videogame #evangelizarcomarte #10arte #padre_marcelojose #sonic #ps5
#evangelizarcomgames

Diferença essencial de Nossa Senhora e Iemanjá

Na Praia da Luz - SG, tivemos uma linda festa de nossa Senhora da Luz (02/02). 

Falei de nossa linda festa em honra a Nossa Senhora da Luz que é a mãe de Jesus.  Seu nome é Maria de Nazaré (nasceu no oriente médio), filha de Santa Ana e Joaquim que eram judeus (Evangelho de São Lucas).  

Falei também da diferença de Nossa Senhora e Iemanjá: são pessoas e histórias bem dististas.  
A iemanjá (divindade) vem da África, mas precisamente, Nigéria que significa "a mãe cujo os filhos são como peixe" (por isso, o significado de ser no mar o culto). 

Meu irmão esteve depois na festa e encontrou um senhor que expressou: "Não gostava deste padre, aqui, mas com o tempo comecei a gostar" (pois o senhor é de outra religião).  Meu irmão prontamente falou: "Olha, lá em casa cada um tem sua religião e nos respeitamos e muito..." 

Eu como sacerdote católico explico: "Para os católicos que estão aqui, na missa, há uma diferença muito grande entre os santos católicos (viveram a fé em Jesus Cristo e sua Igreja) e os orixás (cultura africana).  Essa mistura (sincretismo religioso) vem desde o tempo colonial quando os povos negros não podiam cultuar suas divindades - mediante a religião oficial do catolicismo - mas que utilizavam as imagens dos santos para colocarem sua divindades. 

Com isso: Nossa Senhora da Conceição ficou iemanjá; são Jorge ficou Ogun; Jesus ficou Oxalá,....

Sendo que, estamos num país laico, onde as pessoas podem seguir a sua religião livremente.  Devemos nos dar respeito mútuo a cada dia.  Não concordo com a religião, ideia do outro, mas devo respeitar e criar um diálogo inter-religioso (pontos em comum de ação na sociedade).  

Portanto, os santos católicos foram aqueles que seguiram a Jesus Cristo e sua Igreja (Hb 12; Ap 4-8) e os orixás são personagens vindos da África. Com isso, não precisamos realizar essas misturas (sincretismo), já que, todos possuem a liberdade de realizar os seus cultos livremente.  

Pe. Marcelo José M. da Costa
Filósofo, teólogo e psicólogo 
#catolicismo #sincretismo #religioes 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Movimento Sacerdotal Mariano em Iguaba - RJ

No dia 07 de janeiro, tivemos o cenáculo mariano em Iguaba Grande - RJ.  Realizamos a santa missa e logo após, um belo café da manhã.  
Rezamos o Rosário Mariano e a mensagem do livro azul foi do dia 22 de novembro de 1992: 

Jesus, Rei do Universo.  Quando acertam o pastor o rebanho se dispersa e fica fraco, mas Jesus não vai deixar de cuidar dos seus.  Possamos permanecer com o Senhor.
Paróquia Nossa senhora da Conceição em Iguaba - RJ 

irmã religiosa da santíssima virgem e padre Marcelo José  

irmã religiosa e o seminarista Juarez